quinta-feira, janeiro 18, 2007

Early Night Post (18)


"Quando algo delicioso e irrecuperável se desvanece, temos certamente a sensação de ter acordado de um sonho. No meu caso, essa sensação é extraordinariamente verdadeira. Porque a minha felicidade se formava realmente do mesmo segredo que a felicidade dos sonhos, porque consistia na liberdade de viver todo o possível e imaginável em simultâneo, de confundir ludicamente exterior e interior, de deslocar tempo e espaço como bastidores. Tal como nós, irmãos da Ordem, viajávamos através do mundo sem carro ou navio, tal como conquistávamos o mundo abalado pela guerra e o transformávamos em paraíso através da nossa fé, assim criávamos o passado, o futuro e o imaginário no momento presente. (...)

As velas arderam até ao fim e extinguiram-se, sentindo-me invadido por um infinito cansaço e, voltando-me, parti para encontrar um lugar onde me pudesse deitar e dormir."

Herman Hesse - Viagem ao País da Manhã, Ed. Asa, pp. 26 e 89.

4 comentários:

Anónimo disse...

Saúdo a escolha - Herman Hesse é um escritor a ler e reler..

filipelamas disse...

As velas ardem até ao fim. Que elas sejam, enquanto duram, a luz que irradia cor e calor aos acontecimentos menos bons que vamos recordando!

filipelamas disse...

Ah! Palavra de seminarista:))

rocky disse...

filipelamas: o esclarecimento final não era necessário... ninguém tem já dúvidas de que tu foste e és seminarista de alma e coração!! ;-)