quinta-feira, janeiro 18, 2007

Early Night Post (17)


"É insuportável. É como estar à beira de um abismo, e ter vertigens, e cada vez a gente a debruçar-se mais, e ter medo de cair, e cair, e não chegar ao fundo e acabar, porque o abismo não tem fundo. E, quando se está caindo assim, quereríamos que tivesse. O céu são muitos céus até ao último. A terra muitas camadas até ao fim. O mar, muita água até que há outra terra. A vida, tudo o que tenho tido e me tens dado. O poder, eu posso ter, se quiser todo o poder do Mundo. Mas tudo isto tem fim, pode ter um fim qualquer. Só este abismo não tem. E cada dia me sinto pior, ou me sinto melhor, não sei."

Jorge de Sena, "O físico Prodigioso", Edições ASA, pp. 69 e 70

1 comentário:

rocky disse...

Esse é um excerto muito bem escolhido do Físico Prodigioso, uma história «fantástica» que tanto nos transporta para o ambiente das cantigas de amigo como para dilemas sempre presentes.
É igualmente fascinante o modo como Jorge de Sena consegue trabalhar a forma do texto, conseguindo transmitir sensações que as simples palavras ou o simples enredo não seriam capazes de transmitir.