quinta-feira, setembro 29, 2011

Medo



Sugeriu o Bruno Nogueira, há pouco no "Tubo de ensaio" uma saída para a crise das dívidas soberanas na Europa: um fim-de-semana romântico entre Angela Merkel e Zezé Camarinha...
Antes a bomba atómica! Medo! Que volte o escudo!

TRAMA

Deve ser giro: TRAMA, de 13 a 16 de Outubro, pelas ruas da cidade.

http://jpn.icicom.up.pt/2011/09/28/cultura_festival_trama_volta_a_percorrer_a_cidade_do_porto.html

Uivo


Allen Ginsberg não deixou ninguém indiferente. Supostamente é isto que caracteriza a literatura da não-literatura, a imortalidade da vida comezinha. O filme sobre «Uivo e outros poemas», na interpretação de James Franco, geralmente convence, embora repetitivo em alguns momentos. É certo que a cadência dadaísta do poeta exigia uma certa repetição dos textos, mas por vezes o argumentista e o realizador exageraram.
Tal como a junção da animação ao filme, ao invés já da troca entre o preto e branco e a cor. As temáticas dariam teses de doutoramento: o que é a literatura, o que se entende por obscenidade, quais os limites da liberdade de expressão e criação artística, o que é a homossexualidade e como reage/reagia a sociedade a essa «condição» (assim lhe chama o poeta).
Tudo temas que demoram a digerir, na certeza de que a Liberdade é sempre uma estrela cadente que urge preservar. Em todos os domínios da vida.

***

A quase totalidade do poema pode ser consultado em:
http://anaphylaxxya.blogspot.com/2010/02/o-uivo-parte-i-allen-ginsberg.html

quarta-feira, setembro 28, 2011

Malgré tout...

Do grande James Brown, porque, malgré tout, temos de fazer por isso... I feel good!

U.Porto e U.Lisboa


A propósito do centenário da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, encontrei este trecho em um livro improvável e que, julgo, reflecte na perfeição os desafios que todos nós enfrentamos quando trabalhamos, directa ou indirectamente, em uma das mais velhas criações europeias:

Universities are just now under extraordinarily strong pressure to prove that they are useful and deserve their money. But good universities should not first and foremost be useful in an immediate practical way. Universities should function as bases for scouts in unknown land and warn when there are dangers ahead.

Nils Christie, A suitable amount of crime, London/New York: Routledge, 2004, p. 118.

terça-feira, setembro 27, 2011

Eu, árabe me confesso

Vá, é certo que em Istambul ninguém me incomodava com a venda de tapetes e outros objectos impingidos aos turistas. Vá, é um dado que na conferência, depois de ter aberto a boca, ficaram surpreendidos com o meu Inglês, por não ser turco... Bem, ainda houve o episódio de uma família local que se dirigiu a mim, supostamente em turco e com um mapa na mão, pedindo (julgo) indicações. Quando respondi que não falava turco sentiram-se frustrados e murmuram, depois de desfeito o equívoco, com uma voz misteriosa: "ah, Portu-u-gal...".
Mas daqui a dizerem que eu pareço um árabe, vai uma distância! Não que isso me chateie, pois todo o "tuga" que se preze é uma espécie de mistura de raças. Mas com tão poucos dados, "jumping into conclusions so quickly"...

O buraco

Futebolês

E Jesus queria que fosse já hoje.

Assim termina uma crónica da TSF que ouvi há pouco. Quanto misticismo, quanta ciência oculta no futebol, tantas e tantas dissertações de doutoramento podiam escrever-se sobre o tema sacrossanto do futebol em Portugal e no mundo... Catedráticos já não faltam, com o "caput scholae" sendo aquele senhor de carapinha da SIC Notícias.
Mas parece que no final, mesmo que Jesus não queira, o que interessa é que a bola entre na baliza. Na baliza certa.

segunda-feira, setembro 26, 2011

sábado, setembro 24, 2011

Tonhos

Notícia do Público de ontem:

Os estudantes do ensino recorrente podem completar o secundário num ano e estão dispensados dos exames nacionais. Muitos acabaram com média de 20 e entram nas faculdades com facilidade, passando à frente daqueles que fizeram o ensino regular. Dirigentes escolares falam em situação "escandalosa" mas a situação é legal.

É Portugal no seu melhor. As novas oportunidades há muito chegaram ao ensino superior. Só não vê quem não quer. Pensava, contudo, que seria só com o ensino superior privado. Afinal até o público está à mercê de uma legislação para "encher o olho" de licenciados à pressão, para ficarmos bem na fotografia da literacia (mesmo que muitos sejam iliteratos). Esqueceram-se apenas dos desgraçados dos "tonhos" que fazem o percurso direitinho e que se esforçam a sério. Mas isso são coisas de somenos importância num país de "xico-espertismo".
Viva Portugal! No seu melhor...

sexta-feira, setembro 23, 2011

Sodades

Esta semana tem sido só somar perdas.
É certo que a saúde já não ajudava, mas vamos todos ter muitas "sodades" da grande Cesária!
Obrigado por tudo, grande diva das maravilhosas ilhas de Cabo Verde!

Alguém em explica?

Devo ser mesmo muito estúpido. É oficial.
Um Secretário de Estado, em nome do Governo gritou o "Eureka" arquimediano! Como é que o aumento da produtividade das empresas (leia-se, dos trabalhadores) pode variar em função da afixação dos horários de trabalho nos respectivos locais onde este é prestado? Quantos parafusos, lâmpadas, carros ou retretes se produzem a mais eliminando esta obrigação legal? E como se facilita o trabalho de inspecção da ACT!
Deixemo-nos de subterfúgios e ataquemos o essencial! Não brinquemos aos Governos! Bem sei que o actual está em funções há pouco tempo, mas que Diabo, com ideias brilhantes como esta é que não vamos mesmo lá!
E olhem que nós não temos tanto sol como a Grécia, para ao menos podermos encher a barriga de uma espécie de fotossíntese humana...

O erro de Einstein


Desmancha-prazeres!
Então não é que os cientistas franceses descobriram uma partícula subatómica (uns tais de neutrinos) que, pelo que dizem, é ainda mais rápida do que a luz, assim contrariando uma das teorias da relatividade de Einstein?
Já não se pode acreditar em nada, nem mesmo no Einstein!
Contudo, há uma boa notícia! Quando nos enganarmos, poderemos sempre dizer que até o grande génio também se equivocou!
Ah! Grandes francius!

quinta-feira, setembro 22, 2011

Exame de Penal em falta


Alguém não acabou a licenciatura em Direito, pois as unidades curriculares de Direito Penal NÃO PODEM ter sido concluídas por quem diz:

Nós estávamos em estado de necessidade e, por isso, agimos em legítima defesa.

Alberto João Jardim (já nem tenho adjectivos ou mesmo substantivos para o caracterizar).

REM RIP

Mais uma má notícia: o fim dos REM.
Que excelentes recordações guardo de momentos a ouvir as composições deste grande grupo!

quarta-feira, setembro 21, 2011

Júlio Resende


Homenagem sentida a um artista plástico que sempre amou a sua terra e por ela fez tudo quanto podia. Pelo exemplo, pela coragem, pelas magníficas composições que criou, fica a melhor forma de nos despedirmos de um Homem assim: bravo, Júlio Resende!

Coisas...


Não anseio pela eternidade. Deve ser muito aborrecido viver numa constante repetição da História, num refazer de momentos que, no todo, pouco ou nada distam de um mosaico de emoções. Anseio pelos momentos, esses sim, verdadeiras eternidades passageiras. Por todos aqueles que nos fazem sofrer, rir e amar. São estes os três destinos intrínsecos do género humano. Tudo o mais é acessório e, à medida que a idade avança, vamos percebendo como fomos mesquinhos e idiotas em apreciar somente outras coisas. Haverá sempre pessoas que permanecerão nesse estádio. Não os censuro. Afinal, quem sou eu para censurar alguém? Se desses momentos retirarem vida, ainda que seja por uns segundos, quem poderá apontar o dedo? E não é uma questão de tradicionalismo/conservadorismo ou liberalismo. É apenas e tão-só matéria de Liberdade.

Old Jerusalem


No sábado à noite, há concerto de Old Jerusalem no Passos Manuel. É a apresentação do novo álbum.

Casting

Amanhecer com a frase a martelar na cabeça:
sou um erro de casting; a solução é mudar de filme.

terça-feira, setembro 20, 2011

World Markets


World Markets de Wang Du (2004)


Em exposição nos jardins do Centre de Congrès de Lyon




A obra de arte é de 2004. Mas este jornal amarfanhado representando os mercados mundiais assenta que nem uma luva aos tempos que correm.

Obrigado

Deste-me uma segunda oportunidade

de viver:

não a desperdiçarei!

Pelo cantar dos pássaros,

pelas águas que ondulam,

pelas crianças que riem,

pelas mãos que afagam,

pelos abraços que consolam,

pelas mãos amigas que transbordam.

Tornaste-me mais forte,

mais ciente do que quero

e do caminho traçado.

Não prometo avenidas largas e soalheiras,

mas também não procurarei desvios esconsos.

Limitar-me-ei a ser um dos seres imperfeitos

que com os outros coabita.

F.L.

segunda-feira, setembro 19, 2011

Anna Calvi

Chiça


Muito se reúne neste país quando se decide não fazer nada fazendo de conta que se está a fazer algo (e a repetição do verbo «fazer» é propositada...)!
E muito gostam as pessoas de falar para não estarem caladas...
Chiça!

domingo, setembro 18, 2011

Palavras

Somos as palavras que temos

e, no fundo, aquilo que tememos

é tão-só que não lembremos

que somente somos aquilo que sofremos.

F.L.

Acolhi-te

Chegaste e conquistaste o meu coração.

Numa noite imprevisível

surpreendi-te de mala feita

e em longínqua viagem interior.

Acolhi-te com sentimentos de misteriosa

felicidade mascarada de tristeza

pela ausência de um certo olhar.

Carregavas nos olhos um desalento,

um estar farto de tudo e todos,

uma desilusão com o género humano.

Todo ele, sem excepção.

Alimentei a presunção de ser diferente,

de te conseguir cativar,

de te fazer saborear a beleza humana.

Julguei ter, ao menos, captado um esgar de atenção.

Pensei, ingenuamente, que um laço forte

nos passou a unir.

Quem me mandou julgar,

quem me autorizou a pensar?

F.L.

Divulgação


Caros e caras amigo/as

O núcleo do Porto do Movimento SOS Racismo prossegue o seu ciclo de cinema, com a exibição do filme "A visita da banda", de Eran Kolirin, no dia 22 de Setembro, pelas 21h30.
"Uma pequena banda de polícia egípcia chega a Israel com o objectivo de tocar numa qualquer cerimónia. Por questões burocráticas, acabam por ficar perdidos no aeroporto, sem recepção, sem transporte e sem estadia. A resolução do problema obriga os musicos a quebrarem barreiras com os habitantes da cidade israelita mais próxima.
Uma visão diferente de um conflito que dura há demasiado tempo."
Este 3º ciclo de cinema contará ainda com mais duas exibições, sempre às 21h30 e nas seguintes datas:
- 13 de Outubro: "Welcome", de Philippe Lioret;
- 27 de Outubro: "A Esquiva", de Abdel Kechiche;

Contamos com a tua presença!

SOS Racismo
Núcleo do Porto

--
Rua do Almada, 254, Direito, 3º Direito
4050-032 Porto

Blog do Porto: www.sosracismoporto.blogspot.com
Projecto VALEUR: www.projectovaleur.blogspot.com
Site Nacional: www.sosracismo.pt
Projecto Interligar: www.interligarproject.blogspot.com

Pedro Osório

Como talvez saibam, o Pedro está muito doente.
Peço que lhe prestem esta pequena homenagem.

Caros amigos,

Acabei de me estrear a fazer e montar um video. É um video-clip sobre uma música de um disco meu que está para sair.
Coloquei-o no Youtube e, como sabem, só acima de um certo número de visionamentos é que ele aparece nos motores de busca.

Peço-vos então que visitem este endereço
http://www.youtube.com/watch?v=FyRUwKUigMo

Talvez não se aborreçam e, se tal acontecer, por favor passem aos vossos amigos.

Aqui fica desde já o meu agradecimento.

Pedro Osório

segunda-feira, setembro 12, 2011

Pie Jesu

Absolutamente genial e divinal!

"Pie Jesu", do "Requiem" de Karl Jenkins, o meu favorito!


http://www.youtube.com/watch?v=3BGe_ENJuRM

(o Youtube não está a ajudar, mas vale a pena dar um salto lá)