quarta-feira, novembro 05, 2008

Congratulations, Mr. President!


Não é nenhum salvador dos EUA ou do Mundo.
Não vai fazer tudo, nem tudo num dia.
Não devemos embarcar em "Obamanias",

Mas que hoje é um dia histórico na luta da população negra pela igualdade de direitos, isso é.
Não se trata do fim do racismo ou da xenofobia, mas que os "States" e o mundo ficaram um pouco menos racistas, isso é verdade. Mesmo que à custa da concentração de votos anti-Bush e de uma conjuntura económica e social muito favorável. Contudo, repetidas estas condições, recuando umas décadas, a eleição de Obama seria impossível.

Apesar de tudo isto, não me parece que o novo Presidente tenha assim tanto espaço de manobra para operar a "change we can believe". Desde logo, "change" assusta e cria resistência(s), e "believe" depende muito da forma como o mundo souber (ou não) refundar o sistema económico-financeiro. Ao menos, foi bom para o dólar e para os quenianos, que ganharam um dia feriado...

5 comentários:

Thumbelina disse...

Proponho para aprovação por este blog um "Bill" no sentido de que se publique, com periodicidade no mínimo semanal, uma foto do Obama.

. disse...

Será que este também caça "armadillos"?
Pode ser que pelo menos agora comece a morrer menos gente em certas partes do globo... Já seria uma grande vitória

Hugo disse...

Fiz um post sobre o tema como todos os milhões de blogs
http://o4uarto.blogspot.com/


De qualquer forma discordo da visão maniqueísta...

Gosto de acreditar que não tenha apenas melhorado o paramentro racismo, mas que todo um paradigma político tenha sido alterado para pessoas capazes e inspiradoras...

. disse...

Eu não fiz post, já basta o feriado nacional no Quénia. Estou extremamente contente com a vitória dele, claro!
Não espero é nada de outro mundo. Por toda a boa vontade que ele tenha, e do seu séquito (acredito que haja, que ele seja um homem bom), não deixa de haver um movimento maciço de fundos e de lobbies que vão bloquear a grossa maioria das medidas realmente boas que ele possa querer tomar. Espero estar enganado.

rtp disse...

Foi um grande momento, sem dúvida!
E, ainda que a mudança possa vir a ficar aquém do esperado, vale pelo encerrar de um capítulo menos interessante da história americana e pelo insuflar de um precioso capital de esperança tão necessário nos tempos conturbados que vivemos!