quinta-feira, outubro 30, 2008

O 25 de Abril está de volta!


Descansem os mais revolucionários, acautelem-se os "grandes capitalistas", protejam-se os "latifundiários" (parece que ainda existem, apesar de a agricultura ser uma espécie em vias de extinção...), soem os tambores da Revolta! O 25 de Abril (do próximo ano, que o deste ano já lá vai) está de volta!
General Loureiro dos Santos dixit:

Presumo que a postura generalizada dos militares é uma sólida disposição, melhor, determinação de não perturbar a normalidade democrática, já que é insuspeita a sua devoção ao regime, para cuja implantação tiveram contribuição decisiva. Mas a angústia provocada por situações de dificuldade, associada ao sentimento de que são objecto de injustiça relativamente à forma como são tratados profissionais da administração pública a que são equiparados, cuja persistência lhes parece absolutamente incompreensível, poderá conduzir a actos de desespero, capazes de gerar consequências de gravidade, que julgaríamos completamente impossíveis de voltar a acontecer.

In: Público, de 25-10-2008.

quarta-feira, outubro 29, 2008

Martela-cabeças


Por motivos vários, duas frases que me chegaram hoje aos ouvidos, através de dois queridos Amigos, têm-me estado a "martelar" a cabeça:

1. "A vida é feita de cargos e de encargos" (by RTP).

2. "Esta crise é pior que um divórcio: já perdi metade do meu patrimónioe a minha mulher ainda está em casa..." (relatada por PTS e MLG, mas não relacionada directamente com nenhum deles... thank God!)

Portugal no seu melhor!

A não perder!


4ª feira - 29/10/2008 - 21:30 - Samuel Quinto 4Electric

4 Electric é o novo desafio de Samuel Quinto, o pianista que dá o nome ao projecto e de quem são também todos os temas.
A sua proposta é agora bem diferente dos seus últimos trabalhos, nomeadamente do CD “Latin Jazz Thrill”, lançado em 2007, mas igualmente empolgante.

O resultado é um misto de jazz, funk e latin ora exuberante (como no tema “Funk Stop”), ora intimista (como em “Praise 1″), a conhecer em “Both Sides”, nome do álbum de estreia do quarteto a lançar brevemente.
Definitivamente, um som irresistível e electrizante, puro deleite que à irrepreensibilidade técnica junta a suprema virtude de nos surpreender e inspirar, onde reconhecemos as influências de Pat Metheny e do som poderoso de Chick Corea Elektric Band.

Este concerto será gravado, em áudio e vídeo, para posterior lançamento do respectivo DVD.

Samuel Quinto - Piano/Teclados
Neyriam - Sax Alto
Marcos Borges - Baixo Eléctrico
Manuel Santiesteban - Bateria

Entrada: 5,00€ - Alunos EJAN: 3,00€

Rua General Norton de Matos nº 448
4050-424 Porto

(a 30 metros da saída "R. Cap° Henrique Galvão/R. 5 de Outubro" da Estação de Metro da "Casa da Música" na Boavista)

terça-feira, outubro 28, 2008

Apetece dizer...



Apetece dizer, a propósito da discussão jurídica, parafraseando Theodore Roosevelt, que:



The great virtue of my radicalism lies in the fact that I am perfectly ready, if necessary, to be radical on the conservative side
.

Paris


Ver Paris, de Cédric Klapisch é reencontrar espaços mágicos de luz, amor, prazer e dor. Ver Paris é perceber que todas as vidas estão interligadas, que a felicidade pode ser atingida de uma varanda com vista para a cidade eterna. Ver Paris é contemplar o génio de Juliette Binoche, o amor tolo em meia-idade, a história da aluna que aproveita o professor decadente, da gente simples do mercado que busca em todo o lado uma oportunidade de se encontrar com sentimentos nobres e profundos.

Há frases que ficam no ouvido, ao mesmo tempo que uma soberba fotografia nos faz caminhar sobre nuvens. E sai-se diferente do que se entrou: mais confiante nas pessoas.

Dicionário alternativo


Apesar de "coca-bichinhas" ainda estar por deslindar, entendeu S. Exa. a Senhora Ministra dos Assuntos Culturais do Reino do Forno:

1. Passar a utilizar a pintura original de um tal de Leonardo que, na verdade, foi D. Fuas Fornense, criado-de-campo do Senhor Marquis.

2. Lançar novo desafio: "cadoz velho".

Faça-se como digo.

domingo, outubro 26, 2008

Porto de Vista (XXV)

Early Night Post (46)

Ponte de S. Gonçalo em Amarante *
"Ai de ti, pobre tolo! Sonhaste, voaste. Baldado esforço! Doeram-te as asas de voar e pousaste sobre a ponte. Essas patas que Deus te concedeu não foram feitas para trilhar as nuvens, mas cardos e pedregulhos. Tentaste realizar artificialmente o que as aves conseguem com a maior naturalidade. Eis a tua virtude."
Teixeira de Pascoaes, O pobre tolo, Assírio & Alvim, p. 62
* Foto encontrada numa pesquisa no motor de busca google

In Loco - Dois em um

Numa altura em que o tempo escasseia, e tendo que usá-lo no blog com muita parcimónia, apenas duas brevíssimas notas sobre dois concertos a que pude assistir recentemente:
- Noa, no Theatro Circo: O espectáculo servia para apresentar o mais novo trabalho da interprete - "Genes and Jeans". As raízes étnicas estão, neste cd, muito escondidas e a denominada world music cedeu lugar a uma incaracterística música pop. De qualquer modo, o concerto valeu, pelos registos mais acústicos e intimistas e pela simpatia e entrega de Noa e dos seus músicos, que nos confirmaram a certeza que "Life is beautiful". E, by the way, a beleza do Theatro Circo justifica bem uma visita. Uma palavra final para "Velha-a-branca", espaço e projecto muito interessante no centro da cidade de Braga.
- Rita Redshoes, Casa das Artes de Famalicão. O cd de estreia "Golden Era" era o cartão de visita promissor de um belo concerto. E assim foi. Rita tem uma voz magnífica e é brilhante sobre o palco. Apesar da acústica da sala não ser a melhor, encantou com músicas próprias e de outros. Das últimas, destacou-se a versão de "My body is a cage" dos Arcade Fire. O local do espectáculo tinha um significado especial para Rita, pois foi lá que, no backstage de um concerto do David Fonseca, lhe surgiu a inspiração para "The Beginnig song" que aqui deixo.

segunda-feira, outubro 20, 2008

Blue Grotto

Gruta de luz ao fundo de um túnel que é entrada circular da palavra reflectida em estalactites.

Grutas de mar fundido no Sol em que a malta murmura canções de Verão recente.

Grutas azuis, alinhadas com cabelos loiros de fogaréu cintilante e força centrípeta.



domingo, outubro 19, 2008

Dicionário Alternativo - second call



In spite of the enormous lack of participation in this so highly cultural initiative, the Management persists in its noble task of educating the People in the as difficult as thrilling language of "Fornense". Being so, maintaining the challenge of "bargalaz",

By Appointment and with the necessary Authorization of Her Excellency, the Minister for Cultural Affairs of the High Kingdom of the Oven, Ms. Thumbelina, Duchess of St. Oven-in-the- Fields:


Alternative dictionary's new phrase: "coca-bichinhas" (in English, "coke-small-female-animals").

Orçamento Geral do Estado para 2009

Maurice Ravel


Pavane pour une infante défunte. A aclamada obra de Maurice Ravel (1875-1937) é símbolo da confluência entre o Impressionismo e o Expressionismo deste importante compositor francês, quanto a mim mal conhecido e só aqui e além referido pelo seu Bolero. Típico este fascínio pela cultura espanhola na França de finais do séc. XIX, inícios do séc. XX, é esta peça, escrita para dar corpo a uma forma de dança tão em voga nos salões europeus dos sécs. XVI e XVII (pavane, pavana).
Como as semanas são, também, à sua maneira, danças mais ou menos movimentadas, aqui fica esta melodia.

quarta-feira, outubro 15, 2008

Early Night Post


Não havia, de facto, algemas a quebrar, nem grades a limar, nem um parafuso a desapertar. Tinham na mão as chaves das suas próprias vidas. Mas deixavam-na pender, inerte.
Muito mais fácil é partir grades de prisão do que abrir à vida as suas portas ocultas. O que as gerações mais novas só um tanto a contragosto reconhecem.

D. H. Lawrence, A Virgem e o Cigano, 2.ª ed., Lisboa: Assírio & Alvim, 2002, p. 41.

segunda-feira, outubro 13, 2008

Do meu E-mail - Crise Financeira

A explicação da crise financeira, em 8 minutos, pelo satírico "Bremmer, Bird & Fortune" britânico.

domingo, outubro 12, 2008

Desejos Selvagens


Quem quiser emoções fortes, num filme que retrata a concretização plena do complexo de Édipo, então não pode perder “Desejos Selvagens”.

Somos levados a percorrer as várias fases de um amor (?) patológico entre uma mãe e um filho, que não se faz rogada em dormir também com o namorado do filho, filho este que teve uma fugaz relação com uma rapariga que, por sua vez, passou a viver com o pai (do filho complexado e doente…).

Confusos? E tudo isto baseado em factos verídicos: na chocante história do assassinato de Barbara Daly Baekeland, que ocorreu num apartamento londrino em Novembro de 1972, criando agitação em ambos os lados do Atlântico e permanecendo até hoje como uma das grandes tragédias americanas.