segunda-feira, dezembro 17, 2007

Curtas sobre metragens - Young Adam


Young Adam
Realização: David Mackenzie
Argumento: baseado no romance homónimo de Alexander Trocchi (1957); David Mackenzie
Elenco: Ewan McGregor, Tilda Swinton, Peter Mullan.
EUA, 2003.

Young Adam apresenta-se como um “thriller” intenso e erótico.
Quando li este “leit motiv” fiquei simultaneamente curioso e receoso de que fosse um “barrete”. Felizmente assim não foi.
Joe Taylor (Ewan McGregor, em trabalho excelente) é um misterioso jovem, algures na década de 50 do século anterior, cujo passado vamos conhecendo por recurso a analepses e prolepses, entre Glasgow e Edimburgo, apresentando-se como alguém em busca de um destino, demasiado medroso para compromissos e sempre pronto a mudar de poiso e de cama. Aquela que mais o cativou cai acidentalmente à água de um rio no decurso de uma zanga entre ambos. Tal como em “Paranoid Park”, também aqui Joe decide calar o sucedido e o acaso fá-lo descobrir, juntamente com o seu companheiro Les Gault (entretanto traído por Joe), o corpo da bela rapariga que, na verdade, foi aquela que mais se aproximou de uma vida em conjunto que Joe tanto esconjurava.
Sucessivos empregos e sucessivas traições a maridos pouco felizes no casamento fazem de Young Adam uma história de despeito, de planos eróticos bem conseguidos, embora um tanto vulgares. A intensidade dramática é bem doseada e o fundo do rio vai descrevendo a vida do protagonista, servindo de cemitério a objectos de que Joe se vai descartando, como o faz com as pessoas e, de modo reflexo consigo próprio. Tal como a água do rio que acompanha a narrativa em presença notada mas nunca fastidiosa, para o que muito ajuda a boa banda sonora.
O consagrado realizador David Mackenzie mantém uma estrutura narrativa baseada em sentimentos nada complexos, em triângulos amorosos não demasiado intensos, quase pintando numa maneira impressionista. Porventura a sua contenção é compensada pelos bons planos que consegue.


Fica o trailler:

4 comentários:

Serenidade disse...

Fica a sugestão:)

Serenos sorrisos

Anónimo disse...

Mas... o filme já está disponível para alugar? É uma pergunta "pertinente" e "relebante"...

filipelamas disse...

Já, sim senhor!
Eu comprei-o numa promoção.
Se quiseres, amiga "relebante", é só dizer:))

x disse...

adorei a sugestão. *