segunda-feira, dezembro 17, 2007

Desafio: 5 filmes - 5 bandas sonoras

Quando vi o desafio que o joe me lançou – indicar o nome de 5 filmes marcantes pela sua banda sonora – julguei-o demasiado difícil. Sendo melómana confessa, sou uma melómana por devoção e não por ilustração.
A minha primeira reacção foi a de pensar nos meus filmes favoritos ou em filmes recentes de que gostei, procurando ver se tinham um acompanhamento musical de eleição. (Qual a banda sonora de "A vida dos outros", "Babel", ...).
Depois recordei-me de passagens de filmes em que a música era fundamental: a cena de um Al Pacino na pele de Coronel Frank Slade a ensinar a dançar o tango ou uma ária das "Bodas de Figaro" de Mozart a ecoar pela prisão nos "Condenados de Shawshank", ...
Mas a verdade é que rapidamente me lembrei de um punhado de filmes que satisfaziam os critérios. E até são filmes de que gosto muito - alguns deles cabem no grupo dos meus favoritos. Aqui vão eles:


"The namesake" de Mira Nair com banda sonora de Nitin Sawhney "Frida" de Julie Taymor em cuja banda sonora pontificam Lila Downs, Chavela Vargas e Caetano Veloso. "Life is a miracle" de Emir Kusturica, mas também podia ser "Black cat, white cat". "The Golden Door" de Emanuele Crialese com muitas músicas de Nina Simone (destaca-se o "Sinnerman" final)
Virgens Suicidas com música dos "Air", mas também podia ser o Lost in translation (também dos Air, entre outros) ou o Marie Antoinette, todos da Sofia Coppola.
Ficam de fora muitos outros como "A minha vida sem mim" de Isabel Coixet com música de Alfonso Vilallonga e dos Alpha ou do Gino Paoli entre outros; "O Carteiro de Pablo Neruda" de Michael Radford com música de Luis Enríquez Bacalov; "Lições de Felicidade" - no original "Odette Toulemonde - com músicas de Josephine Baker e Nicola Piovani; "Magnolia" de Paul Thomas Anderson com músicas de Aimee Mann ...
E descobri que - para surpresa minha - tenho imensas Bandas Sonoras!

Lanço o mesmo desafio ao Carlos Manta de Oliveira, ao GBN, ao Domingonomundo, ao Baudolino e à Joaninha.

11 comentários:

GBN disse...

Uiii... tantos filmes tantas músicas!
Conforme me fez chegar a memória e absolutamente desordenada, lista:

» The Power Of One (1992) de John G. Avildsen
- Cânticos espirituais negros (na sua maioria arranjados e orquestrados por Hans Zimmer);

» Frantic (1988) Roman Polanski
- A 1ª vez que ouvi Libertango de Astor Piazzola;

» Babel (2006) de Alejandro González Iñárritu
- (não vi o filme mas é fantástica a música que deu o Óscar a Gustavo Santaolalla - com este nome só podia! - chamada Iguazu do Álbum "Ronroco" (o ronroco pertence à família dos charangos (instrumento sul americano feito a partir da carapaça do Tatu sendo que o ronroco é um pouco maior e de diferente afinação; e é este instrumento que o compositor explora no álbum); Claro que eu sou um pouco suspeito pois tenho um charango eheh!;

» Pearl Harbor (2001) de Michael Bay
- O tema "Tennessee" de Hans Zimmer;

» The Shawshank Redemption (1994) de Frank Darabont
- Duettino - Sull 'Aria (Maria Callas) de As Bodas de Fígaro (este também foi a RTP que me lembrou);

Aqui estão os cinco mas há tantos outros...

Anónimo disse...

Sei que não fui convidada para o desafio, mas não resisti ao tema!
Aqui vão as 5 primeiras bandas sonoras que me vieram imediatamente à cabeça depois de ler o artigo da RTP:
1º "Amadeus" (Mozart); 2º "The Mission" (Ennio Morricone); 3º "La Legenda del Pianista sull´Oceano" /"A Lenda de 1900" (Ennio Morricone); 4º "The Piano" (Michael Nyman) ; 5º "The Edge" (Jerry Goldsmith)-recordo deste último apenas o tema principal.

E quem aceita este desafio? Os melhores cinco filmes (de qualquer género) dos últimos 2/3 anos que já estão disponíveis para alugar? Tenho sempre tanta dificuldade em recordar-me dos bons filmes que perdi no Cinema...

Mr. Sherlock disse...

E o Sinnerman da Nina Simone é sobretudo a pedra focal do "The Thomas Crown Affair" e da inefável cena final no museu.Uma das minhas músicas de eleição.

Joaninha disse...

Gostei da tua incursão pelo fusão cinema/música... E aceito o desafio, naturalmente.
É um óptimo pretexto para tirar o pó ao meu blog (que já não é actualizado há uns dias...).
**

x disse...

como sempre identifico-me com a escolha :)

. disse...

grande mestre kusturica sempre na dianteira :) dia 25 de janeiro vem cá não é? com a non-smoking orchestra?

rtp disse...

Boas escolhas, GBN! Curiosa a coincidência quanto às duas últimas. O filme "Condenados de shawshank" é um dos meus favoritos e a dita cena toca-me em especial!
Anónima, fez muito bem em responder! Aliás, o desafio está aberto a quem o quiser aceitar! E o seu desafio é interessante. Indico já um: "A vida dos outros"!
Joaninha, ainda bem qe tiraste o pó ao "Fugas". Já estava com vontade de te ler!
Xana, já fui ver as suas escolhas e, de facto, salvo "o piano" (que também me ocorreu!), coincidem com as minhas. Sem dúvida que aquela música do "A minha vida sem mim" é muito especial e está muito bem encaixada na história!
Pois é, Reinaldo! O Kusturica vem ao coliseu em finais de Janeiro e eu não quero perder! :-)

DomingonoMundo disse...

Desafio aceite... Coloco as minhas respostas ainda hoje. Entretanto, parabéns pelas escolhas e pelo critério!

P disse...

Assim que me lembre, sem pensar muito:
'Dead man Walking' (Eddie Vedder e Nusrat Fateh Ali Khan)
[da série 'Six Feet Under' (vários temas, em especial Cold Wind dos Arcade Fire)]
Underground e Gato P Gato B do Kusturika,
Buena Vista Social Club,
As Asas do Desejo, em especial Faraway so close dos U2

rtp disse...

Boas escolhas, Baudolino! :-)

Main-Titles disse...

Ora Boas!

Bem em relação ao desafio:

Não posso deixar de ser parcial e escolher duas delas de James Newton Howard ( e o seu amigo Shyamalan) refiro-me a Signs e The Village, em The Signs particularmente The Hand Of Fate Part 1.

Tentando não ser tão parcial, e mesmo parecendo cliche,( julgo existir sempre uma razão para que o cliche apareça mas) Psycho de Bernard Herrmann, ou quase que posso dizer, qualquer uma de Bernad Herrmann. Já tendo escolhido três, vou agora ao cinema oriental e não consigo deixar de mencionar Tale Of Two Sisters, obra de Byung-woo Lee. Para o fim, como não consigo decidir entre um Franz Waxman ou Max Steiner volto à contemporaneidade para escolher Michael Giacchino e Ratatouille.

Depois disto, alguma self-publicity, perdoem-me pelo facto de vir aqui impingir-vos o meu produto mas só encontrei o belo blog por esta mesma razão: para quem quiser saber e ouvir algo mais sobre bandas sonoras basta passar por www.main-titles.blogspot.com um blog acerca de um programa de rádio que trata nada mais nada menos que a musica para filmes, será com o maior agrado que vos receberei por lá.

Cumprimentos,
Gil Dionísio