Vale a pena ir ao “Contagiarte – Espaço de Sensibilização, Formação e Dinâmica Culturais”, mantido pelo ACARO (Associação Cultural de Artes Organizadas).
O espaço, na decadente Rua Álvares Cabral, 372, é tudo menos convencional. Uma moradia de quatro pisos oscilante entre o recuperado e o em alguns passos, quase em ruínas, dá a impressão de um lugar escuro, sombrio, retirado de um “spot” publicitário de “ocupas”.
Pois, mas é a primeira aparência. Trata-se sim de um espaço onde se sente um ambiente familiar e em que não somos olhados de alto a baixo pelo que trazemos no corpo. O lema parece ser “seja bem-vindo quem vier por bem”. Sem complexos, com a naturalidade de espaços ditos “alternativos”, convivemos com boa música ambiente, um simpático bar e jardim exterior, a que se associam um estúdio de representação teatral, cénica, musical e de dança e, na cave, uma sala para ouvir sons menos convencionais.
Ontem foi a vez da dança contemporânea. “Porto a Solo”, numa organização MC4.
Quatro representações abordaram temas como a liberdade, a repressão, a libertação, a mecanização das sociedades modernas, o desespero, a loucura. Com passos ensaiados que pareciam só improvisações, foram desfilando personagens que ao atraíam, ora causavam repulsa. O longo desfiar de palavras aparentemente sem ligação excepto a aliteração, onomatopeias e outras figuras de estilo causou nos espectadores um sentimento de impotência ante o peso excessivo das palavras e os movimentos contorcionistas do dançarino que, batendo com a mão no peito, reclamava apenas respirar.
O projecto da ACARO é bastante amplo e merece ser acarinhado. Dêem lá um salto e, antes disso, vejam a muito bem construída página na “net”: http://www.contagiarte.pt.
12 comentários:
Sim, de facto, um espaço a descobrir ... numa "open-minded mood"!
Plural q.b. e bastante alternativo.
E a agenda cultural reserva surpresas interessantes como o espectáculo de dança contemporânea de que falas!
Segundo li num qualquer matutino, o Contagiarte tornou-se uma alternativa aos espaços recentemente fechados. A ASAE andou por lá mas não o conseguiu fechar, precisamente por ser uma associação cultural e não um espaço dedicado ao "divertimento nocturno". E já agora, parece que o Plano B e o Triplex já reabriram, mas este último teve que chamar ao barulho aquela raça esquisita, os advogados.
presumo que seja tudo a norte não?
Sugiro as quintas-feiras à noite, no contagiarte, para quem gostar de música celta e afins. O contagiarte é um bom sítio para deixar preconceitos de lado, nem que seja só por algumas horas!
Exactamente, é tudo a norte. Centro do Porto para ser mais preciso.
A sul, que me lembre dos tempos em era um maluco, só me vem à cabeça a jukebox...
O Porto sempre teve tradição de grande oferta cultural e todo o esforço de divulgar o Contagiarte é bem vindo.
Obrigado, em nome da equipa, por o fazeres.
Olá
Indiquei teu poema intitulado Agosto, para o " PRÊMIO CANETA DE OURO – POESIAS 'IN BLOG' 2007", idealizado por ANDRÉ L. SOARES e RITA COSTA. Para conhecer as regras desse evento clique AQUI. Desde já desejo-lhe boa sorte. Participe, faça também as suas indicações e, juntos, vamos construir um dos maiores eventos relacionados à poesia, em blogs de idioma Português!
Um abraço!
Serenidade
Muito giro, sim! Também recomendo! ;)
Descobri o "Contagiarte" há pouco tempo e também fiquei fã - especialmente do jardim e especialmente no verão :)
Só é pena o estado de conservação de parte do edifício.
Mas, é um point simpático e anima até os mais sisudos (sobretudo quando há pessoal a fumar umas coisas que fazem rir ;)
Proponho a atribuição de duas estrelas ** do Guide Tretin
Filipe,
O Chicabon é um sorvete de chocolate, que era feito antes da Kibon ter sido comprada pela Unilever.
A Unilever mudou a fórmula do sorvete, e ele ficou muito sem graça. Agora, ao que parece, voltou à fórmula original.
abraço,
Gabriel
Pena que tudo seja longe!
Já estamos quase em Outubro e este estaminé parece que continua de férias ... :(
Enviar um comentário