quarta-feira, julho 18, 2007

Porto de Vista Esclarecida (XVII)

A Thumbelina acertou! E a Luísa completou a resposta! É, de facto,um pormenor da fachada da Capela dos Anjos que se situa ao lado da FDUP. Nada mais descobri sobre o referido templo.
Deixo aqui (porque em cada esclarecimento do Porto de Vista faço questão de - eu - aprender qualquer coisa sobre a minha cidade e de partilhar a informação com quem quiser ler) uma pequena referência, que encontrei na net, sobre a rua onde se situam a Capela dos Anjos e FDUP: a Rua dos Bragas.
"Os terrenos onde se rasgou esta Rua dos Bragas pertenciam a um casal rústico chamado dos Carvalhos do Monte já referido em documentos da Misericórdia do Porto de 1508 - «casal de Carvalhos do Monte, prez da cidade» à beira da estrada de Braga.
Este casal veio, por herança à posse da família de José Ribeiro Braga, e incorporou-se na Quinta do Mirante. Foram estes proprietários que deram o seu apelido à Rua dos Bragas.
Não sabemos ao certo quando ela foi aberta, mas não figura ainda na planta do Bairro das Laranjais, de cerca de 1760, nem mesmo ainda na planta redonda, de Balck, em 1813.
Vem já porém e com a sua denominação actual, na planta de Costa Lima, de 1839
."
In http://ruasdoporto.blogspot.com/2006/06/rua-dos-bragas.html

4 comentários:

filipelamas disse...

O que se aprende sobre a rua onde se localiza o edifício em que trabalhamos:))

Thumbelina disse...

Dá sempre jeito ter uma igreja ao pé do sítio onde se fazem exames - em desespero de causa ..... ;-)))q

rtp disse...

Pois, filipelamas! É curioso ver que a Rua dos Bragas e Alvares Cabral foram "rasgadas" há relativamente pouco tempo e que há menos de 200 anos elas ainda eram consideradas vias extra muros do coração da cidade!
Oh, Thumbelina, tem razão como sempre!! :-))

Joaninha disse...

Muito se aprende nestas bandas!!