quinta-feira, julho 19, 2007

Ninguém dorme!



Tal como no final da ópera Turandot, de Puccini, que a deixou incompleta e que foi pela primeira vez levada à cena no La Scala di Milano em 25/4/1926, também eu hoje não quero dormir.
Faço minhas as palavras do Príncipe Desconhecido, em busca da Princesa Turandot, mais pela procura contemplativa da noite e do nascer de um novo dia radioso!
Nada como os três tenores para nos inebriarem e o magnífico coro que acompanha na perfeição esta obra-prima da ópera.
Aqui fica o respectivo excerto do libreto:

Il principe ignoto
Nessun dorma! Nessun dorma!
Tu pure, o Principessa,
nella tua fredda stanza
guardi le stelle
che tremano d'amore e di speranza...

Ma il mio mistero è chiuso in me,
il nome mio nessun saprà!
No, no, sulla tua bocca lo dirò,
quando la luce splenderà!
Ed il mio bacio scioglierà il silenzio
che ti fa mia.

Voci di donne
Il nome suo nessun saprà... E noi dovrem, ahimè, morir, morir!

Il principe ignoto
Dilegua, o notte! Tramontate, stelle!
Tramontate, stelle! All'alba vincerò!
Vincerò! Vincerò!

19 comentários:

Thumbelina disse...

Mais uma obra musical que cumpre o rigoroso critério de escolha de filipelamas : o autor estar morto há bués!!! :PPPPPP

filipelamas disse...

LOLOLOL

Anónimo disse...

de volta após umas noites de sério trabalho! :)) Já da clausura liberto retorno para deixar um meritório elogio a esta escolha.
Voto num best of deste género!!
Abraço,
LPC

Anónimo disse...

Genial!

Fiquei impressionado como o Carreras mostrou que nem tudo é Pavarotti. Subiu na minha consideração!

Ah, e obrigado! =)

. disse...

Fiquei mesmo sem palavras. É magnífico. Tenho pena de não ter tido tempo de assistir a nada no Scala, foi uma falha imperdoável.

maria disse...

Não sou propriamente amante de opera.Mas, jamais esquecerei as árias de La Traviatta , no átrio de uma capelinha de Roma, em pleno Agosto.:)

verde disse...

Como diz uma pessoa que eu conheço...deve ser qualquer coisa que anda no ar. As insónias também têm batido à minha porta algumas vezes nas últimas semanas :)))))

P disse...

O Pavarotti é talvez um dos tenores que menos me agrade ouvir mas... sou leigo... É, sem dúvida, um momento empolgante.
Uma palavra especial para as poesias de posts anteriores, em particular para mais um belo texto do Filipe.
Um abraço

maria disse...

pois, este "ninguém dorme" ,não é proveniente de "qualquer coisa que anda no ar " :), andam mais por outros lados:)))))

Dewilme disse...

Que ninguém dorme! para descobrir o nome deste príncipe desconhecido... o Amor

Anónimo disse...

Então este dia tem já 10h26 e ninguém ainda postou nada para a RTP no dia de hoje?

Um saravá, RTP.

Thumbelina disse...

é verdade!

PARABÉNS RTP!!!!!

**************************

Thumbelina disse...

CF: http://thumbelinna.blogspot.com/2007/07/parabns.html

Anónimo disse...

Porque hoje é dia de festa ... PARABÉNS, rtp!

a.

Joe disse...

Muitas felicidades, muitos anos de vida, muitas flores no cabelo e tudo aquilo a que a nossa querida RTP tem direito!

!!PARABÉNS!!

x disse...

parabéns! um dia muito feliz!
p.s. o meu presente está no novo mundo. *

GBN disse...

Hoje está um ano mais pequenina. Parabéns RTP.

Mr. Sherlock disse...

Hoje é concerteza um bom dia para se ter nascido. E vá lá o sol abriu um bocadinho de sua janelas e brindou a cara rtp com um 20 de julho solarengo.
Venham muito, e bons " 'intas" que até aos " 'entas" ainda tem muito que gozar.
Parabéns!!!

. disse...

Há bolo?
Parabéns! :)