segunda-feira, junho 04, 2007

Tinariwen


Fazendo um brevíssimo interregno nos posts de música portuguesa e em forma de grande agradecimento ao Joe, deixo aqui um vídeo de uma actuação dos Tinariwen no Womad Rivermead Festival em 2004.
Este grupo, cujo nome significa espaços vazios em Tamasheq (uma língua berbere), esteve na Casa da Música, no ano passado no Festival Mestiço (a ele fiz referência no meu segundo post no T&L datado de 21 de Julho de 2006 - já lá vai quase um aninho: o blog está mesmo crescido!), actuando depois dos Ojos de Brujo (By the way, tenho um calendário de 2007 - bem giro - do cd Thecari do grupo catalão - que também agradeço!! ;-)) .
Os Tinariwen, oriundos do deserto do Mali, são ex-rebeldes tuaregues que em 1982 nos campos de Moammar al-Qadhafi formaram um grupo musical. Chegaram a Tombuctu no final da rebelião, no início dos anos 90, com uma guitarra eléctrica numa mão e uma Kalachnikov na outra.
Cantam, em francês e Tamasheq, os valores da liberdade e da independência para o seu povo face ao governo do Mali.
Foram considerados a melhor formação world music do continente africano, pela Rádio BBC em 2005 e o seu disco Amassakoul foi aclamado internacionalmente.

4 comentários:

filipelamas disse...

Gosto mesmo muito deste melting pot em que se tem transformado o nosso blog! Para além da qualidade musical do que hoje aqui nos trazes, registo esta abrangência musical iniciada pela rtp! E, realmente, o Tretas está a cerca de um mês de fazer o seu 1.º aniversário! Temos de festejar!

Anónimo disse...

O festejo será pela idade e acima de tudo pela excelente qualidade de todos os posts sem excepção. Um muito obrigado aos autores que nos viciam na visita ao seu blog!
Parabéns!!
LPC

Anónimo disse...

boa escolha esta!
parabéns pelo blog!

rtp disse...

Obrigada, marta! ;-)