segunda-feira, junho 04, 2007

Porto de Vista esclarecida (XIII)

Duarte acertou mais uma vez! Batendo todos os records de tempo! Desta feita, precisou apenas de 20 minutos. Estabeleceu, assim, uma fasquia difícil de superar!
A foto retrata um pormenor da fachada da Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na freguesia de Massarelos.
Este pequeno templo da paróquia do Santíssimo Sacramento tem uns vizinhos interessantes. Aninha-se ao lado do gigante e moderno Shopping Cidade do Porto. (Da querela jurídica - perdoe-se-nos - não daremos conta!) E vive encostada a uma casa senhorial onde funciona o bar e restaurante Casa Agrícola.
A capela e esta casa foram mandadas erguer por um rico mercador de seu nome António de Almeida Saraiva, no segundo quartel do século XVIII e passaram, por casamento (perdoe-se-nos também a ligeireza com que tratamos aqui estas matérias ;-)), para a titularidade do desembargador António de Sá Lopes.
Esteve abandonada durante vários anos, tendo reaberto ao público e ao culto em Dezembro de 2005, após várias obras de recuperação integral, num esforço conjunto da sociedade gestora do supra referido shopping - na parte relativa à estrutura da capela (telhados, paredes, portas e janelas) - e da Fraternidade Missionária Verbum Dei, no que concerne ao retábulo, exemplar de estilo rococó.

5 comentários:

filipelamas disse...

Realmente, nem deu tempo! Boas fotos a revelar uma mistura explosiva: o sagrado da igreja e o mais profano do consumismo!

White Castle disse...

Arrisco-me a dizer que não foi mais rapido a responder por não ter visto o post antes...

Breve até temos o guiness do Porto de vista Esclarecida ;)

LOL

Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte disse...

Não imaginava que me iria tornar recordista na descoberta de um Porto de vista ;-)
Mais uma vez parabéns pela iniciativa. Tomei-lhe o gosto. venham mais... Quero bater o meu record lol :-)

x disse...

gosto muito da iniciativa, mas chego sempre tarde! é muito divertido ver, como terceiro, as querelas e a competição :) *