sexta-feira, junho 22, 2007

Se

Se eu hoje morresse,
o mundo ficaria igual.
Nada de parangonas nos jornais,
nem bandeiras a meia-haste,
caras públicas pesarosas,
lutos nacionais decretados.

Se eu hoje morrer,
apenas Tu sentirás que parto.
Somente Tu acharás que uma parte
de ti aspirou e regressou ao Infinito.
Só Tu me recordarás perante os outros,
assegurando o estrito cumprimento
do legado que Te confiei:
de jamais a memória da minha Luz
se apagar num espaço de Trevas.

Quando eu hoje morrer,
não será o sangue que deixará de correr.
Serão antes colibris mil colores
que esvoaçarão em bandos
para terras mais quentes, mais favoráveis.
Quentes? Talvez mais frias, ao invés.
O calor sempre me confundiu.
Com o frio pensava melhor,
tinha mais consciência e controlo
sobre mim.
Sim. Serão então pássaros do frio
que desenharás na minha pedra tumular.

Se eu hoje morresse,
queria que do epitáfio constasse:
«Àquele a quem viver foi um misto de fardo
e de leveza de uma pena».
Assim me recordarias:
jogo de contrastes, palavras de conflito,
palavras de paz, gestos de desmando,
gritos de raiva, adultérios de prazer.

Mas se eu viver,
mais um dia que seja,
então vou renascer e de Fénix
fazer Vida, Felicidade e Paz.
(Risos. Altos. Sonoros. Estridentes.)
– Quem estou a enganar?
Se eu não morrer hoje
tudo ficará como sempre;
ver-me-ás de idêntica forma
reflectido na expressão do teu sorriso.

– Donde, Vida ou Morte?
Que venhas Tu! Que escolhas!

F.L.

11 comentários:

P disse...

Obrigado por este texto
"Se eu hoje morresse,
o mundo ficaria igual." Sim, talvez... mas os que 'aquecem' o nosso mundo, aqueles por quem o nosso sangue corre e é quente, teriam na face todas as "parangonas nos jornais", todas as "bandeiras a meia-haste". Tudo o reso estaria igual mas tudo o resto vale o que vale.
Um grande abraço
P.C.

verde disse...

Se tu...o mundo não ficaria certamente igual. Ficava indiscritivelmente mais pobre, mais pequeno, menos poético. Talvez não houvesse caras públicas penarosas nem bandeiras a meia-haste, mas haveria bons e profundos amigos com luto individual decretado.

Se tu não...tudo ficará como sempre, certamente, mas o sempre é indefinido e imprevisível, é a constante mudança a que a vida nos habitua, e, as pequenas fases sem mudança são aquelas em que deveriamos baixar as armas e realmente curtir a vida!!

Anónimo disse...

Eu diria que a vida é um constante morrer e renascer.. e, que renascemos precisamente quando sentimos que basta apenas mais um dia e, seremos capazes de fazer vida, felicidade e paz!
Obrigado por este poema inspirador!

Anónimo disse...

De facto ninguém é insubstituível, mas se tu morresses o mundo até ficaria igual, perderia apenas um poeta grande...enfim os teus leitores perderiam muito e quem mais escreveria poesia critica sentida reflectida e para refelectir?.... como vês o mundo não teria tanta graça pelo menos para quem se habituou a ler meditar e ficar sempre agradecido pela partilha de palavras mágicas do grande poeta....mais um grande poema....Obrigado

Amândio Sereno disse...

E depois quem é que ia revelar o enigma do post anterior?

Q&Q disse...

Não tem nada a ver com o espírito deste post, caríssimos Tretas & Letras mas queríamos apenas falar do nosso espaço recém nascido no qual procuramos brincar com coisas muito, pouco ou mesmo nada sérias. Agradecemos contributos se assim o entenderem.
Parabéns pelo vosso eclético e fabuloso blog!

maria disse...

Um dia recebi esta frase de Pedro Kupfer,por msn,"nós embora pareçamos infimos somos o infinito". E, gostei.
Sendo o FL o infinito pode crêr que "se..." haveria uma perda imensa, não só por o ser, como qualquer um de nós, mas pelo que É.
Mesmo sendo poesia e mera ficção doeu-me pela descrença....:)

Serenidade disse...

Mais uma vez terei de me repetir, mas fico muito honrada em o fazer, pois é sinal que tive o prazer de te ler. Simplesmente, Magnífico.
Mas "Se eu hoje morresse..." Tu, nada ficaria igual, não teriamos a beleza dos teus poemas para colorir a tela pintada por cada um de nós, dia e noite, e que nos permites caia-la de cores mais vivas.

Sereno sorriso

Q&Q disse...

Tenho uma queixa! Apesar do texto de Filipe Lamas ser muito bom mesmo, o ritmo do blog diminuiu, ao que me é dado ver. É que sou um convertido às vossas sugestões e novidades e estou a "ressacar"!

Anónimo disse...

Here, here q&q !

x disse...

o que mais me toca e intriga na vida são os 'se'. este 'se' é muito bonito, muito poético. *