quarta-feira, junho 27, 2007

Early Night Post (30)


"(...) - Vêem-no? Estão a ver-lhe a história? Vêem alguma coisa? Até parece que estou a tentar convencer-vos de um sonho – tentativa inútil porque um relato de o sonho não transmite a sensação-sonho, aquele emaranhado de absurdos e surpresas, o desespero da angústia de sermos aprisionados, a sensação de sermos presas do inacreditável que é verdadeira essência dos sonhos ...
Fez um instante de silêncio.
- ... não, é impossível; é impossível transmitir a sensação-vida de uma época que vivemos – aquilo que constrói as suas verdades, o seu significado – a sua penetrante e subtil essência. É impossível. Vivemos como sonhamos – sós ... "

Joseph Conrad, "O coração das Trevas", Editorial Estampa, p. 51

* Aproveito o ensejo para sublinhar a grande qualidade da peça baseada no conto de Conrad “An Outpost of Progress” que bebe a inspiração no livro que acabo de citar, apresentada, pelas Visões Úteis em parceria com o Teatro Nacional de S.João, no Teatro Carlos Alberto. Por causa da magnífica "A frente do Progresso" (com encenação e interpretações notáveis) comprei e li o poderoso "O coração das trevas".

4 comentários:

Anónimo disse...

Neste âmbito, recomendo-lhe a leitura do poema "The Hollow Men" de T. S. Eliot - desconheço tradução portuguesa, mas certamente que existe. Aqui fica o original:

http://www.cs.umbc.edu/~evans/hollow.html

O poema representa várias perspectivas da passagem duma alma pelos "reinos da morte" (embora seja altamente simbolista), e bebe inspiração, entre outras obras conhecidas, em "o Coração das Trevas", como se pode de resto ver na referência da epígrafe ao singular Mr. Kurtz.

Pedro Soares

x disse...

gostei muito rtp. quanto ao poema que recomendaram, conheço bem e também acho que vai gostar, se é que já não conhece. :)

rtp disse...

Não conhecia o poema. Obrigada, Pedro.

filipelamas disse...

Vivemos só como sonhamos.