sábado, maio 19, 2007

Porto de Vista Esclarecida (XI)

Muito bem! A Luísa acertou, de novo! Parabéns!
E, como não podia deixar de ser (como eu lhe agradeço!), o GBN não só acertou como nos providenciou elementos informativos sobre o edifício.
Trata-se, de facto, de um pormenor que coroa a fachada do edifício que se situa na esquina das Ruas de Santa Catarina e de Passos Manuel. Aí já se encontraram instaladas as famosas Galerias Palladium; actualmente alberga a Fnac. O elemento decorativo em questão encima o frontispício da entrada da primeira daquelas ruas.
Aceitando a prestimosa sugestão de GBN, remeto para as palavras de Carlos Romão (no blog Cidade Surpreendente @ url: http://cidadesurpreendente.blogspot.com/2005/04/o-sonho-de-antnio-nascimento.html), que também podem ser lidas no comentário de GBN.
Sublinhando que a autoria do edifico pertence a José Marques da Silva (1869-1947) acrescento, apenas, alguns pormenores sobre este insigne arquitecto portuense, premiado internacionalmente (nomeadamente na Exposição Universal de Paris em 1900).
A ele se devem vários edifícios emblemáticos da nossa cidade Invicta. Destaco, entre muitos, o "novo" Teatro Nacional S.João, reconstruído após o violento incêndio que o destruiu completamente em Abril de 1908; a bela Estação de São Bento; a moderna Igreja de Cedofeita; os majestosos Liceus Alexandre Herculano e Rodrigues de Freitas; a Casa de Serralves, jóia da arquitectura Art Déco no nosso país .
PS - Após várias tentativas, esta é a melhor foto que consegui tirar ao edifício, dadas as obras que se desenrolam à sua volta. :-)

4 comentários:

ml disse...

mero golpe de sorte... porque se o GBN tivesse visto antes, batia-me aos pontos ;) (estas questões de timing...;))
**

Unknown disse...

"Galerias Palladium" BOAS AS RECORDAÇÕES.

bOM FIM DE SEMANA.

Abraço

ZezinhoMota

Anónimo disse...

O orgulho na cidade espelhado em alguns dos seus maiores símbolos !!

Obrigado pela visita e felicitações pelo blog que também a mim me era desconhecido.

White Castle disse...

Tenho de expressar o meu agradecimento pelos pontos de vista aqui mostrados... ;)