sexta-feira, março 09, 2007

Early Night Post (22)

Incandescente
"Cada um gera também aquilo que acontece consigo. Gera-o, invoca-o, não deixa de escapar àquilo que tem de acontecer. O homem é assim. Fá-lo, mesmo que saiba e sinta logo, desde o primeiro momento, que tudo o que faz é fatal. O homem e o seu destino seguram-se um ao outro, evocam-se e criam-se mutuamente. Não é verdade que o destino entre cego na nossa vida, não. O destino entra pela porta que nós mesmo abrimos, convidando-o a passar. Não há nenhum ser humano que seja bastante forte e inteligente para desviar com palavras ou com acções o destino fatal que advém, segundo leis irrevogáveis, da sua natureza, do seu carácter"

"As velas ardem até ao fim", Sándor Márai, Dom Quixote, 12.ª ed., 2006, p. 125.

3 comentários:

Joaninha disse...

Fenomenal! E uma imagem escolhida a preceito... Quanto ao poder do destino, acho que, muitas vezes, ele entra mesmo sem ser convidado!

Anónimo disse...

tão bonito! acho que nunca tinha visto o destino desta forma, como algo que entra por uma porta que abrimos.talvez seja assim.talvez não.o destino é daquelas coisas que sabe bem não ter a certeza se existem.vamos ponderando aqui e ali, aquele acontecimento diz-nos que sim,uma reflexão mais racional e profunda diz-nos que não.e vamos navegando num barco ao sabor do vento, a que muitos chamam destino.

Claudia Sousa Dias disse...

RTP, já sabes que este é um dos meus livros favoritos...!

beijo


CSD