segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Requiem para dois blogs inesperadamente desaparecidosOcaso

Dois dos blogs que mais gostava de consultar desapareceram inesperadamente no fim da semana passada.
Falo de "Eu, Badolino" e do "Toutinegra Futurista". Dois espaços blogosféricos muito diferentes, mas que me deixaram saudades em igual medida! Visitava-os com assiduidade à procura de novos posts, que, em ambos, eram colocados com lenta parcimónia.
No "Eu Badolino" – através do nome, a reminiscência do livro escrito por Umberto Ecco, logo me despertou uma especial curiosidade, prometendo-me a magia que sentira com a leitura do dito - encontrava pedaços de histórias, interessantes reflexões, bocados de vida belamente recortados, trechos literários de grande qualidade. Tudo muito bem escrito. Numa prosa com sabor a poesia. E, mesmo, a (única, penso eu) incursão pela (formalmente verdadeira) poesia mereceu aplauso.
O registo de "Toutinegra Futurista" era muito diverso. Desde o primeiro post (e, infelizmente, foram muito poucos) que me rendi às divertidas aventuras do agente secreto, seguidor das pisadas de um outro – o veterano Bico, Grão de Bico – nas distantes terras sul-americanas. Segui as suas hilariantes façanhas e as improváveis peripécias, sempre à espera de novas e extraordinárias proezas. Ainda li a sua última aventura, essa passada em território português, após aterrar no (tão próximo) Aeroporto de Pedras Rubras. Até me pareceu que reconhecia o taxista malandro que o guiava pela cidade invicta. Mas já não fui a tempo de a comentar.
Tinha desaparecido, ela e todo o blog. Assim como o "Eu Baudolino". Tal como ocorrera, em Outubro, com outro blog de que gostava particularmente: o do Mocho depenado.
Fazem falta na blogosfera, pelo menos na "minha" blogosfera.

3 comentários:

filipelamas disse...

Também eu me curvo perante a memória desses dois blogs que já faziam parte da minha vida! Que regressem depois deste belíssimo texto da rtp ou, sendo caso disso, que descansem em paz!

Gabriel Villa disse...

então felipe, se quiser ajuda para se livrar do blogspot (pelo menos no nome) é só falar. é fácil pacas.
[]´s
Gabriel

Claudia Sousa Dias disse...

É verdade!

Não fui lá muitas vezes, mas tentei lá entrar ainda este fim-de-semana e deparei com a porta fechada.

é penaaté porque há blogs cujos autores deixaram de postar e continuam disponíveis para que os leitores possam conssultar e reler os textos.

Um deles, o antesquemedeite da Lilly Rose alia a beleza estética e a audácia das fotografias destituídas de erotismo vulgar à superior qualidade da escrita. Em sua substituição está o antesque medeiteii (www.antesquemedeiteii.blogspot.com);

o outro de que falo lembra-me a escrita de Miller ou Bukovski, que tem qualidade dentro do género; apesar do gosto duvidoso relativamente às fotografias escolhidas. Não me lembro do endereço;