sexta-feira, novembro 10, 2006

"SUR O NO SUR" de Kevin Johansen

Tenho seguido com alguma atenção a carreira musical de Kevin Johansen. Gosto do estilo deste cantor-compositor nascido no Alasca, filho de pai sueco e mãe argentina. Gosto do timbre carregado da sua voz, das combinações imprevisíveis de sons, gosto da mistura do inglês e do espanhol (espanglês?) nas letras das suas músicas. Gosto, também, da profundidade de reflexão que, em muitas, está presente e da crítica acerada a certas características do mundo moderno (materialismo, as clivagens entre os países do sul e os do norte, falta de tempo, cultura do efémero...). E tudo feito com grande simplicidade - simplicidade melódica e simplicidade de linguagem – que deixa um sabor a poesia.
Agora que Kevin está a terminar de gravar o próximo disco (que se chamará “Logo”), deixo aqui “Sur o no sur”, uma das canções (uma das que mais depressa fica no ouvido, mas não necessariamente das melhores) do seu (segundo) trabalho homónimo (2002) e que alcançou um sucesso considerável. E a questão é mesmo essa: sul ou não sul, onde fica a utopia?

9 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez que leio um post da rtp confirmo a ideia de que a dita é uma caixinha de surpresas e progrido na impressão de que o dia dela deve ter mais horas que o meu e dos comuns mortais....;-)

rtp disse...

A ideia da caixinha de surpresas é engraçada (apesar de pensar que não se me aplica). Mas vistas assim as coisas, tenho de ter cuidado para não deixar escapar todas as surpresas. :-)
Mais horas? Não, infelizmente, não tem. Mas em matéria de horas ... olha quem fala! ;-)

Joaninha disse...

Desta vez o you tube portou-se bem! Adorei o videoclip... Uma bela maneira de começar uma sexta-feira.

Gabriel Villa disse...

muito legal!
isso é que é mundo global:
alaska, suecia, argentina, portugal e brasil no mesmo post!

rocky disse...

Já há muito tempo que aguardava por este post. É que, quando há alguns anos, a rtp me deu a conhecer o Kevin Johansen, mostrou um entusiasmo tão contagiante que eu senti que não podia passar mais um dia sem conhecer a música do argentino/sueco! E ainda bem, pois adorei. Já agora, destacaria ainda três músicas de que sempre gostei, com temáticas e estilos bem diferentes: «down with my baby», «cumbiera intelectual» (Sur o no sur)e «McGuevara’s o CheDonald’s» (The Nada). Para além de outras (muitas) que merecem seguramente a nossa 25ª hora do dia!

filipelamas disse...

Temos uma expert no blog não apenas em termos de música, mas também em conjugar países, como dizia o gabriel, nosso "correspondente" no Brasil. Na senda da internacionalização!

rtp disse...

Ora, ora ... expert na internacionalização é o menino! Até conseguiu que uma sueca fosse frequentadora do blog, apesar de não perceber uma palavra de português!!!! :-)

Anónimo disse...

Olá rtp! So vim aqui dizer que gostei deste postpois é uma música que me tranporta uns aninhos atrás! Uma música harmoniosa com um clip engraçado...Gostei..."Posta" mais assim! =P *

rtp disse...

Só, agora, neste preciso instante, é que reparei que o caríssimo di pietro apareceu por estas bandas! Apetece-me dizer: k bom!!!! :-) Fico muitíssimo contente! Posto sim! E ... música boa, na verdade, vou conhecendo, quase sempre, através das tuas dicas (de, tu sim, verdadeiro expert)! Beijos muito GRANDES!!!!!