sexta-feira, novembro 10, 2006

ECOS de uma visita ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso (I)

No final da última visita ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, destinada a ver uma exposição temporária de que dei conta em post anterior, não resisti a subir a escadaria do antigo edifício para contemplar, uma vez mais, as obras expostas do artista que dá nome ao museu. O meu olhar curioso repousou, desta vez, sobre algumas caricaturas que me inquiriram sobre a vida de Amadeo e dos seus amigos.


Esta caricatura representa o próprio Amadeo e o seu amigo Emmerico Hartwich Nunes (1888-1968), pioneiro da banda desenhada e do desenho humorístico em Portugal, estilo a que dedicou toda a sua vida. Diferentemente, para Amadeo de Souza-Cardozo, o desenho e, em especial, a caricatura, ocuparam um lugar relevante apenas no início da sua carreira, primeiro, em Lisboa e, depois, em Paris, para onde partiu aos 18 anos de idade.
São afamadas as tertúlias animadas que Amadeo todas as noites organizava no seu estúdio parisiense, reunindo vários artistas amigos, entre eles, o indefectível Emmerico Nunes.

Emmerico deve a sua ida para Paris, em parte, a José Malhoa, que, depois de ver os trabalhos do jovem artista, aconselhou o pai, Silvestre Nunes, a enviá-lo para a Cidade-Luz. Foi apenas o princípio. Emmerico expôs a sua obra em Inglaterra, na Holanda, na Bélgica, em Espanha e nos E.U.A., por vezes em conjunto com Souza-Cardoso, tendo trabalhado para publicações alemãs e suiças. Em Portugal, tendo embora participado em diversas exposições, Emmerico nunca obteve o mesmo reconhecimento. Alvos preferenciais da ironia do desenhador humorista eram os costumes da época, especialmente os protagonizados por pequeno-burgueses e novos-ricos.

4 comentários:

rtp disse...

Os ecos desta visita são tão interessantes como a descrição da dita, no post anterior.
Não sou grande conhecedora da obra de Amadeo. Gostei de ver as caricaturas, ambas plenas de um humor sibilino! E adorei saber da existência das "tertúlias animadas" realizadas diariamente no estúdio parisiense, com participação de vários artistas amigos. Eis um hábiro saudável e culturalmente interessante que se tem perdido. De alguma forma, um blog, enquanto fórum de exposição de ideias e de discussão de pontos de vista, acabada por desempenhar uma função equivalente, não é?
Temos de dinamizar uma tertúlias do "Tretas & Letras"! :-)
Uma última palavra para saudar o facto de ter havido um encurtamento extraordinário do tempo de espera até surgir um novo post teu! Só o esperava na terça! ;-) Estás a habituar-nos mal!!!!

filipelamas disse...

O que se aprende com a rocky! E a ideia das tertúlias é muito boa! Eu posso levar a mousse de chocolate...

rtp disse...

A ideia das tertúlias visava mais a reflexão do que a degustação. Mas filipelamas, como gourmet entusiasta que é, iclui logo uns petisquitos! Muito bem! Vou pensar no meu contributo...

rocky disse...

Em primeiro lugar, um esclarecimento: a segunda caricatura é do Emmerico Nunes, satirizando os novos costumes da época, e não de Souza-Cardoso.
Em segundo lugar, essa ideia da tertúlia, bem interessante, tem de ser amadurecida e discutida. Creio é que tal discussão será bem mais frutuosa se filipelamas trouxer a sua celebérrima mousse!