Turner - Snowstorm: Steam Boat off a Harbour's Mouth
Milan Kundera, A lentidão
“Porque terá desaparecido o prazer da lentidão? Ah, onde estão os deambuladores de outrora? Onde estão esses heróis indolentes das canções populares, esses vagabundos que preguiçam de moinho em moinho e dormem ao relento? Terão desaparecido com os caminhos campestres, com os prados e as clareiras, com a natureza? Há um provérbio checo que descreve a sua ociosidade por meio de uma metáfora: contemplam as janelas de Deus. Quem contempla as janelas de Deus não se aborrece; é feliz. No nosso mundo, a ociosidade transformou-se em desocupação, o que é uma coisa muitíssimo diferente: o desocupado sente-se frustrado, aborrece-se, procura constantemente o movimento que lhe faz falta."
Milan Kundera, A lentidão
9 comentários:
"Porque terá desaparecido o prazer da lentidão?", eis a questão...
Tão bom deambular, preguiçar, dormir ... e, então contemplar as janelas de Deus!
Interessante citação, sobretudo quando lida no meio do bulício de uma manhã de sexta-feira!
E, sem combinar, o tretas mergulhou em Milan Kundera!
Bem... há pouco eu esqueci-me de aplaudir a escolha do quadro.
Agora que me decidi a vir fazê-lo, olhei-o e achei-o ainda mais bonito e dotado de uma imagem centrípeta que não tinha vislumbrado da primeira vez. Julguei-o diferente...
Demorei a perceber que era outro. :-) Gostei de ambos.
Percebi a perplexidade... é que o primeiro já tinha sido utilizado noutro dia chuvoso pelo grande poeta filipelamas!
Devo dizer que sou uma adoradora confessa da lentidão, da lassidão, da contemplação, enfim, de tudo o que passe devagar. E, não há melhor programa para uma manhã chuvosa do que o "slow doing" do que quer que seja, e de preferência em casa ;)
Mas,como não pode ser, resta-nos o bulício de uma frenética manhã chuvosa, olhando para a preguiça através dos olhos do t&l
obrigada!
Ps: sugiro a imagem de uma sofá, uma manta e uma chávena de chá fumegante
Estou a ver que há uma clara rendição a Kundera... Como te percebo!!
Lentidão? Há coisas que só fazem sentido se forem feitas com tempo. Lá diz o ditado - a pressa é inimiga da perfeição!!
Cara däumelinchen: vejo com agrado que começas a ser uma frequentadora assídua do t&l. Contamos, por isso, com os teus comentários muito pessoais! Quanto à tua sugestão, ela será certamente atendida. Começaremos já a treinar no fim-de-semana que se avizinha.
Joaninha: realmente, para fazer certas coisas é necessário desligar telemóveis, esconder relógios e saborear calma e lentamente o teeeeeemmmmmmppppppoooooo.
I sure will !
Bom treino para todos :)
A simples calma de qualquer MOMENTO, transforma o tempo em bolo de chocolate.
Plenamente de acordo com o espírito aqui reinante. Diria mesmo que o T&L é o momento de lentidão que faz falta na vida.
Quanto a esse tal "grande poeta", não faço ideia quem seja... Aliás, pelo que têm escrito, estou em pulgas para ler rtp e rocky em versão poesia. Ambas têm a dita veia. É só deixá-la fluir.
Enviar um comentário