sexta-feira, novembro 17, 2006

COOL-Xeia de Música


Descobri, há pouco tempo, graças a uma gentil oferta (:-), um projecto musical interessante na área do jazz.
Trata-se dos "Quinto elemento", quarteto composto por Fátima Serro (Voz), Paulo Gomes (Piano), Hugo Carvalhais (Contrabaixo) e Paulo Coelho (bateria/percussão).
A ideia de que partem, e que explica o nome do grupo, é a de convidarem sempre um elemento exterior que os acompanha na preparação de cada novo trabalho. E assumem essa cooperação, dando o protagonismo ao músico convidado e acolhido no seu seio: o 5.º elemento.
Neste cd, o segundo da sua curta discografia e baptizado "Quinto elemento", vão ainda mais longe. Convidam, não um, mas dois elementos exógenos: Jorge Reis (saxofone soprano) e Paulo Pinto (guitarras
A sonoridade é muito agradável. Denota-se um assinalável trabalho a nível melódico.
O repertório escolhido deixa, no entanto, um pouco a desejar. Revelam ainda estar à procura do (SEU) caminho que pretendem trilhar.
Vale a pena uma audição atenta do cd deste grupo oriundo da cidade do Porto.

7 comentários:

Anónimo disse...

Quer ver como eu sou um dinossauro: Ouvi a Fátima Serro na primeira vez que ela cantou ao vivo, num bar da Foz, com muito pouca gente.

E isso foi para aí em....96 ou 97, se a memória não me falha!

rtp disse...

A sério? Eu nuca a ouvi ao vivo. Gostava de a ouvir, pois a voz in cd não me convenceu plenamente.
Quanto a ser um dinossauro continua a não me convencer. 96 e 97 não foi assim há tanto tempo ... para os lados do campo alegre já havia nascido aquela instituição que nos havia de unir a todos (aos treteiros e a grande parte dos que consultam este blog). Bem ... já todos somos um pouco dinossauros... :-)

Anónimo disse...

Alguém que escreve no Bunker...dizia-me ontem que eu na rádio parecia ter voz de 20 anos. Como a querer insinuar que eu tenho muitos mais! Imagine!

Anónimo disse...

Pois é, não conheço mas o problema muitas vezes não apenas no jazz é o dos repertórios. Não vou falar sobre o que não conheço mas fico às vezes a pensar no porquê de algum desperdício de qualidade.

rtp disse...

Que disparate! Pela voz ninguém lhe daria mais de 15 anos ... apesar da sapiência das palavras proferidas!
E, há que dize-lo com frontalidade: a sua voz é muito radiofónica. :-)

rtp disse...

É verdade, Baudolino.

filipelamas disse...

A nossa rtp dá-nos música... e da boa! Já tenho uma lista enorme para ouvir, só com sugestões dela!
Ah, a Luísa está muito bem conservada e ao que sei a entrevista na TSF foi lindamente, como dizem as tias que há algum tempo atrás me chamaram tio...