quinta-feira, setembro 21, 2006

El Lamento de los muros ou o Murmúrio do Tempo

Chamava-me a exposição "El lamento de los Muros" da fotógrafa argentina Paula Luttriger, patente no Centro Português de Fotografia até dia 24 de Setembro. Vinte e cinco fotografias que testemunham episódios dolorosos da história da ditadura militar do General Videla (1976-1983). Fiquei tocada com os pequenos relatos (das vítimas de tal regime) que acompanham as imagens e só eles lhes emprestam alguma expressividade.


O que podia ter sido uma desilusão, acabou por não o ser. Aproveitei o ensejo para conhecer o interior de um dos edifícios emblemáticos do Porto, sentindo-me estrangeira na minha cidade. É, aliás, uma experiência – a de visitar monumentos que, fazendo parte da mobília urbana, só conheço por fora e a de olhar para o já conhecido com olhos de turista – a repetir.

A Cadeia (e Tribunal) da Relação merece uma visita. Não a tendo conhecido antes, não posso ajuizar da bondade do projecto de renovação da autoria de Souto Moura e Humberto Vieira (2000-2001). Fiquei, no entanto, satisfeita por ver que se encontra em bom estado (destoa do panorama imediatamente adjacente e do da próxima Praça Carlos Alberto, em parte, tão degrada) e que se adequa às funções que desempenha: casa do Centro Português de Fotografia e do Arquivo de Fotografia do Porto.
As várias "enxovias" albergam várias e singelas exposições. Numa sala pequenina ouve-se (vê-se) o "Murmúrio do Tempo" do edifício, encontrando-se aí a memória da gente com nome que lá se encontrou cativa.

1 comentário:

filipelamas disse...

Apesar de ser tão perto e de me dizer muito a nível profissional, confesso que não conheço o edifício da antiga cadeia e Tribunal da Relação... Uma lacuna a colmatar com urgência!