terça-feira, julho 25, 2006

Regresso ao passado (take #2)


De sua graça José Carlos Souto de Sousa Veloso, este engenheiro agrónomo que, de 1959 a 1990, começou por apresentar, depois produzir, montar e realizar o mítico TV Rural é mais uma das personagens que povoa a infância da malta da minha criação. Lembro-me do «Bom dia, senhores telespectadores! Sejam muito bem-vindos a mais um programa» que ecoava na velha sala da minha avó, vindo de um aparelho de televisão a preto e branco, alimentado por um enorme transformador que fazia pendant com o dito aparelho em quinta ou sexta mão. Era o indício que faltava para o costumado «cozido à portuguesa» domingueiro que se seguia. Por entre veredas, campos de cultivo, cooperativas e montes alentejanos, o Eng.º Sousa Veloso, de brilhantina no cabelo, passeava a sua figura garbosa de galã de cinema, durante cerca de 1500 edições, com a mesma simplicidade com que entrevistava o jornaleiro, a respectiva mulher ou o Ministro. À sua maneira, foi uma espécie de visionário: hoje seria uma figura do jet set, presença constante em eventos sociais. Já estou a imaginar: Sousa Veloso ameaça deixar Cinha se esta não o acompanhar à Feira da Golegã (Vip, Caras, Flash, Lux)...
Bem, o cozido está na mesa e o puto já tem fome depois de ter visto as técnicas da poda, os sulfatos, as nabiças, tomates, gado e cenouras. Tudo servido no prato de domingo.
Como diria o Eng.º: srs. telespectadores, despeço-me com amizade, até ao próximo programa!

8 comentários:

Joe disse...

Fico à espera, com os meus óculos demodé postos, de um post sobre o "vamos jogar no totobola"...

filipelamas disse...

Ups!! O homem levou a mal a coisa dos óculos? Não, não parece! Ele há coisas... Estava mesmo indeciso entre o Sousa Veloso e o totobola. Chiça, que este joe tem dons adivinhatórios... Cuidado com ele!

Anónimo disse...

O problema não é quando ele põe ós óculos, é quando não os tira. Vide 8 de Maio de 2003.

Saudações, colega!

Joe disse...

nem me fales disso, colega, que me lembro do Derlei a marcar aos 118' em Sevilha e até tenho vontade de chorar!

rtp disse...

Joe, não havendo censura neste blog, há, no entanto, temas inoportunos!

Joe disse...

o tema "final da taça UEFA" parece não ser dos mais caros aqui à nossa querida rtp. Porque será?... ;))

filipelamas disse...

Eh eh! O futebol anima sempre a malta!

Anónimo disse...

Cá está, a justa homenagem a um clássico das manhãs de domingo, nos tempos idos em que eu era cachopa :)
Então e os desenhos animados?