sexta-feira, julho 14, 2006

Promoções Peste & Sida - É a 100!!



No Verão de 1986, na cidade mourisca de Lisboa, nasciam os Peste & Sida com João San Payo (baixo), Luís Varatojo (guitarra) e Raposo (bateria). Editam o (à época) LP " Veneno", claramente com influências punk em temas como " Veneno", "Furo na Cabeça", "Gingão" ou " Carraspana". O som do grupo começa a ultrapassar as fronteiras do punk e alarga-se a outros géneros como o reggae, o rock e o rap. Esta evolução nota-se no segundo disco "Portem-se Bem", um LP que tem no tema "Sol da Caparica" uma versão de um tema americano dos anos 60, o seu maior sucesso. Outros temas são " Chuta Cavalo...E Morrerás", a versão do tema popular alentejano "Vamos Lá Saindo" e "Paulinha".
O grupo começa a ter uma actividade paralela sob o nome de Despe & Siga, interpretando versões em português de clássicos do rock. Durante algum tempo existiriam os Peste e os Despe, até que a saída de San Payo (que queria manter os dois grupos) leva à extinção dos Peste & Sida.
Contudo, o regresso foi anunciado e a banda apresentou-se na passagem do ano 2003/2004 na RTP 1.
Comemoram, pois, 20 anos de carreira. Facto já de si marcante no Portugal musical.
O T&L, geralmente (?) bem informado, chama a atenção dos fãs para o passatempo comemorativo que os managers da banda estão a organizar, até 20 de Julho: oferecem 10 Cd´s e crachás a quem responder à seguinte questão: quais os títulos dos álbuns dos Peste & Sida até agora editados? e a quem sugerir o nome para o novo álbum do grupo. O registo (gratuito) é em: http://www.espantaespiritos.com/site/mailinglist.aspx?lang=PT.

Quem é amigo, quem é?

11 comentários:

Anónimo disse...

Revelação talvez chocante: eu fui colega de liceu - e vizinha - de muitos dos membros dos Peste e Sida.

filipelamas disse...

Estou mesmo chocado! Esta mulher é uma leide!

Anónimo disse...

Este Blogger surpreende-nos a cada dia que passa!! Vejo que abandonaste o dogma segundo o qual música com menos de 150 anos é lixo! Continua no bom caminho.

Anónimo disse...

Hehehe!e um espectaculo este blog;)

filipelamas disse...

Sim, rocky! Confesso que vi a luz! Estava farto das alergias provocadas pelos ácaros e pelo pó dos magnetoscópios. Será que ainda tenho salvação?

Joe disse...

ainda se vai descobrir que o 'sol da caparica' foi inspirado nas festas na casa de praia de uma certa colega de liceu. "aqui vou eu para a costa, aqui vou eu cheio de pica..." O que pensar disto?

Anónimo disse...

Não vais pensar nada, colega....

Anónimo disse...

Não vais pensar nada, colega....
(desta vez com nome)

Anónimo disse...

=) e Acordes pas musicas deles? onde? sabem?

filipelamas disse...

Caro Mário,
Confesso que os nossos conhecimentos destas tecnologias ainda nos colocam algumas limitações... Mas lá chegaremos!
Abraço e obrigado pela visita!

Anónimo disse...

Chocante é o facto de não terem feito qualquer referência a um membro fundamental dos Peste & Sida! João Pedro Almendra!!
Ass: SF