sexta-feira, julho 14, 2006
Early Night Posts (3)
«(...) citei Rilke: "Uma só coisa é necessária: a solidão, a grande solidão interior. Caminhar em si próprio e, durante horas, não encontrar ninguém - é a isto que é preciso chegar.»(...)
Se há coisas na vida que contam com o tempo, são a amizade e a velhice. (O tempo fez-me perder a primeira, enquanto acentuava a segunda.) (...)
Mas ninguém possui verdadeiramente alguma coisa. As coisas do mundo pertencem a todos e, sobretudo, a quem aprendeu a nomeá-las. E eu já não consigo nomear nada. (...)
Deixei que os ventos e as chuvas apagassem o desejo no rasto dos répteis incandescentes. (...)
Não confio nos homens, ainda menos em Deus. (...) Repito: não confio nos homens. Confio na sabedoria remota das minhas mãos. (...)
Há homens com quem se pode aprender a ver aquilo que dentro de nós existe e não sabíamos.
Reconhecêmo-los pelo olhar. Quando se aproximam, a noite reflecte-se clara nos seus rostos. Têm gestos lentos, precisos, como os dos deuses marinhos que habitaram, além, no mar rente à ilha. (...) Transportam no coração a alegria de quem viaja.»
Al Berto, O Anjo Mudo, 2.ª ed., Lisboa: Assíro & Alvim, 2001, pp. 26-28, 32, 34.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Meu caro Armando,
Antes de mais, muito obrigado pela sua visita! É para nós motivo de sincera alegria! Lemos com muito interesse tudo o que escreve e, mais uma vez, este seu comentário não podia vir mais de encontro ao que a obra de Al Berto nos traz: a secura e a crueza dos sentimentos verdadeiros, a simplicidade das coisas difíceis, a prova de que palavras vulgares e aparentemente desconexas são, na verdade, uma espécie de elixir que salva a figura do «caminhante», tão querida a este nosso escritor e a Rilke. De facto, não podia estar mais de acordo: apesar das diversas coordenadas espácio-temporais, é curioso como as almas se aparentam aqui e além.
só coltura...
Great stuff! I appreciate your choice of artwork. I only wish I could read your entries. Beautiful blog. (Thanks for visiting our site!)
Sandy Carlson
Standing under the Sky
Enviar um comentário