sábado, julho 29, 2006

Palco das tretas - Ensaio, de José Peixoto



As Três Irmãs de Tchekhov constituem o pano de fundo à peça de teatro Ensaio, com texto de José Peixoto, direcção de Roberto Merino e elenco composto por Diana Couto (Catarina), Diana Morais (Sofia) e Sandra Ribeiro (Inês), alunas finalistas do curso superior de Teatro da ESAP, em exibição desde quinta-feira (27/7) até hoje, sempre às 21:30h, no Pequeno Auditório do Rivoli Teatro Municipal.
O T&L esteve na estreia e ficou sobretudo impressionado com a elevada qualidade do texto, bem como com a simplicidade do cenário, bem ao gosto dos que têm do teatro uma visão mais «purista»: mais palavra e menos «fita». No decurso de um ensaio numa casa suburbana em lugar remoto e com cocós de cão pelos passeios, as três actrizes intercalam o riquíssimo texto de Tchekhov com reflexões sobre as relações humanas. Cada uma delas, qual três irmãs, é um microcosmos em ebulição. Desde a loura frívola, de voz quase irritante, empenhada em mostrar um «polimento» que não tem e perdida em constantes telefonemas de um homem casado com quem se relaciona, até uma personagem mais densa, ideologicamente comprometida com uma esquerda complexada em choque com uma representante de uma espécie de direita envergonhada, esposa, mãe e amante, disparando boutades em todas as direcções, maxime em relação aos homens, terminando numa outra mais sofisticada, bloco de pedra aparente que acaba por revelar segredos escondidos e que constitui o contra-peso de inteligência, tudo caminha para o fim do ensaio, dando a sensação de que a densidade do texto perde pela profusão exagerada de temas e por interpretações que, como é natural, comportam ainda grande espaço de evolução.
Peça aparentemente anti-masculina, de permanentes paradoxos, transforma-se num hino à expressão de sentimentos e à admissão da mera condição humana de Malraux.

4 comentários:

Gládis Leal dos Santos disse...

Retribuindo a visita e aproveitando para viajar na leitura deste blog. Ainda sonho em conhecer um dia a "terrinha".

Abraços
Gládis

rtp disse...

Corroboro as doutas palavras de filipelamas. Fiquei com vontade de ler o texto com calma para digerir o conteúdo que me pareceu muito "nutritivo". Retive em particular um pensamento: "É possível viver sem muralhas!". Será?

James disse...

Hi! Agradecimentos para o comentário em meu Blog. Eu sou pesaroso eu não falo portugese, mim desejo que eu , seus olhares do blog completamente de coisas interessantes. Eu tive que usar um tradutor escrever este comentário rather pequeno.

filipelamas disse...

Thanks a lot for your effort, James! Next time you pass by, you can leave your comments in English. We'll also try to include some posts in English.