segunda-feira, janeiro 11, 2010

Early Night Post (67)

L`Espoir Rapide, Réné Magritte, Hamburg-Kunsthalle

"Todos descobrem, mais tarde ou mais cedo na vida, que a felicidade perfeita não é realizável, mas poucos se detêm a pensar na consideração oposta: que também uma infelicidade perfeita é, igualmente não realizável. Os momentos que se opõem à realização de ambos os estados-limites são da mesma natureza: derivam da nossa condição humana, que é inimiga de tudo o que é infinito. Opõe-se-lhe o nosso sempre insuficiente conhecimento do futuro; a isto se chama, num caso esperança; no outro, incerteza do amanhã. Opõe-se-lhe a certeza da morte, que impõe um limite a qualquer alegria, mas também a qualquer dor."
Primo Levi, "Se isto é um homem", Teorema, 2009, p. 15

2 comentários:

filipelamas disse...

Uma excelente e muito lúcida maneira de encarar a sempre eterna busca da felicidade!

rtp disse...

Estas observações revestem-se de um significado especial, na medida em que surgem na sequência da reflexão sobre (e experiência, pelo Autor, da) a infelicidade atroz nos campos de concentração...
Mais do que a consideração da "mais comum" busca quotidiana da felicidade,o Autor reflectia sobre a condição humana - tão limitada e finita, não só na prossecução da felicidade, como também na concretização da infelicidade.
O livro "Se isto é um homem" é impressionante. Pelo relato - na primeira pessoa - da negritude da realidade dos campos de extermínio (que vamos conhecendo doutros livros, filmes, documentários, ...), mas sobretudo pelas reflexões do Autor motivadas pelo processo de desumanização que viveu.