quinta-feira, julho 24, 2008

Early Night Posts (43)

Super Lamb Banana *
"É sabido que aquilo com que este cidadão médio sonha são a natureza, o idílico, a paz e a beleza. É igualmente sabido que todas essas coisas belas, que, ainda há pouco tempo, existiam na terra inteira, são para ele pouco saudáveis, uma vez que não as consegue assimilar. Mas como, mesmo assim, as quer ter, como virou a natureza do avesso, foi criada, tal como inventaram o café sem cafeína e os cigarros sem nicotina, uma natureza limpa, sem perigos, higiénica e desnaturada. Em tudo isto reinou o primeiro princípio do moderno comércio da arte: a exigência absoluta de «autenticidade». Essa imposição, que anteriormente não era conhecida, tem toda a razão de ser, pois outrora uma ovelha era de facto uma ovelha e dava lã autêntica, uma vaca era uma vaca verdadeira e dava mesmo leite, e ainda não tinham sido inventadas ovelhas e vacas artificiais. Mas, depois de terem sido inventadas e afastado, quase completamente, as verdadeiras, rapidamente se criou o ideal de autenticidade. (...)
(1925)"

Hermann Hesse, "As mais belas histórias", casa das letras, 3.ª ed., 2008, pp. 7 e 8.
Com um muito obrigada a quem escolheu tão belo presente.

* É, actualmente, um dos ex-libris da cidade de Liverpool. Foi criada, em 1998, por Taro Chiezo, artista plástico sedeado no Japão e procurou constituir um alerta para os perigos dos alimentos geneticamente manipulados, conjugando nesta obra as figuras do cordeiro e da banana (produtos que pontificavam no tráfico comercial que se desenrolou ao longo da história no porto de Liverpool).

1 comentário:

Teste Sniqper disse...

Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.