quarta-feira, março 05, 2008

Dicionário alternativo ou o castigo do Senhor Ministro

Soubemos de fonte segura que o Senhor Ministro dos Assuntos Culturais do Reino do Forno está em retiro espiritual nos montes sagrados do Peloponeso Fornense, a mando do Senhor Marquis, após uma imperdoável gaffe daquele dignitário na sacrossanta língua latina.
Antes do cumprimento da penitência, o Senhor Ministro pede para informar que "zubaida" é, de facto, como intuira GBN, uma mulher gorda, feia e mal-ajambrada. Porque o Ministro está de castigo, não há, por ora, qualquer condecoração atribuída.
Ainda como forma de aplacar o desejo sanguinário do Senhor Marquis, o Senhor Ministro pede-nos encarecidamente que divulguemos mais um desafio dessa língua tão misteriosa que é o Fornense, hoje em dose dupla:

"peladiço"
"gente xiribi".

Ajudemos este tão amargurado Ministro! O Senhor Marquis prometeu demonstrar a sua magnanimidade para com tão desventurado ser caso esta rubrica contasse com uma participação recorde!
Salvemos o Ministro!

3 comentários:

Anónimo disse...

Fornenses de todo o mundo, uni-vos!

O Marquis é um déspota!

O Marquis é um tirano!

Morte ao Marquis!

PS: - Ó Bush, diz que o Marquis anda a comprar armas nucleares ao Irão ...

GBN disse...

Por ordenança do illustrissimo e excellentissimo Senhor Marquis do Reyno do Forno Senhor desta terra della e outras mais terras e a todos os senhores doutores corregedores, provedores, ouvidores, desembargadores, conservadores, juizes, justiças, offeciais e mais pessoas della deste reyno e senhorios do Forno e aquelles a quem adonde e perante quem e a cada hum dos quais esta minha presemte faça larga expresa e declarada mençam pellos ditos termos della e contheudos escriptos, declaro, esperando aseitaçam, que pello termo e theor da expreçam “gente xiribi” se entenda por criança, infante.
Quanto à segunda expreçam, remeto-me ao ensurdecedor silêncio da minha ignorância sabendo bem, porventura, que a igorantia neminem excusat...
Esperando que deste meu escripto se faça mais larga, expresa e declarada mençam, submeto-me à mais distinta anhálise dos offeciais fornenses e confirmaçam pelo illustrissimo e excelentissimo Marquis do Forno Senhor desta terra della e outras mais terras.

Mais permita-me o illustrissimo e excellentissimo Senhor Marquis do Reyno do Forno apelar à sua mais profunda magnanimitate lembrando que errare humanum est e em consequência athenuar a poenitentia do ilustríssimo Menistro do Reyno.

Em o anno de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e oito aos seis dias do mês de março.

Amândio Sereno disse...

Acalmai-vos, caros concidadãos, companheiros, camaradas. O povo é sereno.
O Sr. Marquis do Forno é pessoa sensata e avisada. Para o Ministro estar de castigo coisa boa não deve ter aprontado.
Conhecidas são as qualidades rejuvenescedoras e iluminativas do Peloponeso Fornense. Aguardamos ansiosamente pelo retorno do nosso soberaníssimo estadista.
No que ao desafio ora proposto diz respeito, o cidadão Amândio, humildemente, permite-se a ousadia de dizer o que a seguir fica dito:
"Peladiço" - diz-se daquilo(cabeça, cu ou pêssego) onde rareiam as pilosidades capilares; veja-se a propósito o escarninho poema intitulado "O Careca", da autoria do grande pedagogo lusitano, o Sr. João de Deus (http://nescritas.nletras.com/poetasarir/PoetasaRir/archives/2007_05.html);
"Gente xiribi" - grupelho ou agrupamento de pessoas que se ajunta com o único e exclusivo intuito de cortar na casaca a outrem.