terça-feira, outubro 09, 2007

Palco das Tretas - Visitas ao Sr. Green



Ross Gardiner, um jovem executivo da American Express, atropelou por excesso de velocidade um velho viúvo e reformado, o Sr. Green, razão pela qual o tribunal o condenou a prestar serviço comunitário durante 6 meses ao velho solitário, visitando-o uma vez por semana para lhe fazer companhia e ajudá-lo nas lides domésticas. Destas visitas semanais, incialmente um fardo para ambos, acaba por nascer uma amizade inesperada, várias vezes posta à prova. É este o enredo de “Visitas ao Sr. Green”, de Jeff Baron, que o Teatro Experimental do Porto leva à cena no Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia* até ao próximo dia 14 de Outubro.
Embora, do ponto de vista formal, a peça seja pautada por uma bem conseguida simplicidade, ela apresenta personagens ricas, pejadas de contradições, segredos, preconceitos, angústias, medos e desejos, mas capazes, pela partilha, própria da amizade, de se superarem. Os temas são interessantes e diversos: o choque de gerações, mesmo dentro da própria família, a solidão, a (in)tolerância, a discriminação religiosa e sexual, as diferentes formas pelas quais o amor se exprime, o embate entre a felicidade e a realidade.
Se estes argumentos não fossem suficientes, acresceriam ainda as magníficas representações dos dois actores, em especial do experiente Norberto Barroca, mas também do jovem Ricardo Trêpa, que naturalmente revelou aqui estar mais seguro em palco do que na sua estreia, também com o TEP, há alguns meses.

* Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia
Rua de Moçambique – V. N. Gaia
Telef. 22 377 18 20
E-mail:am.gaia@gaianima.pt

3 comentários:

filipelamas disse...

Que maravilha ter a Rocky de volta!
Nem sei que dizer!
O magnífico convite da nossa Rocky para ver esta peça de tetro fez-me conhecer um texto pleno de significado, em especial na abordagem directa aos preconceitos. É toda uma visão de mundo tacanha e pequena que é posta em causa pelo texto. Excelente Norberto Barroca. Ricardo Trêpa foi uma agradável surpresa. Confesso que não tinha boa impressão dele como actor, mas achei-o certinho, em alguns momentos com boa capacidade de transmitir emoções, como quando revela o seu segredo a Mr. Green. É só continuar a trabalhar e não se deixar levar pelo caminho fácil das telenovelas.

Thumbelina disse...

Rejubilai ó gentes!

E não é que Rocky voltou ao nosso convívio?!

Willkomen Rocky! :)

rtp disse...

Pois, é verdade! Rejubilemos! A Rocky voltou e em grande forma! Muito bem! :-)
A peça é, de facto, muito interessante! As interpretações merecem aplauso. Mas o mais cativante é, sem dúvida, o texto! As verdades que o perpassam são intemporais.
Parafraseando o Sr. Green, não convém desperdiçar um texto de qualidade; vale a pena assistir à peça! :-)