quinta-feira, outubro 18, 2007

Mundo de Vista (II) Esclarecida

Parabéns à perspicácia da Thumbelina!
De facto, a imagem corresponde ao edifício da Igreja de Santa Maria, na cidade maltesa de Mosta.
Trata-se de uma igreja construída em 1860, no mesmo local em que fora construída, em 1614, outra igreja. A sua arquitectura impressiona, mas o aspecto de maior relevo é a sua cúpula, a quarta maior cúpula do mundo e a terceira maior cúpula da Europa, como os malteses gostam de sublinhar. Mas este facto não é o único que torna esta cúpula digna de admiração. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, uma bomba perfurou a cúpula da Igreja de Mosta no momento em que se encontrava repleta de fiéis. No entanto, ao invés de explodir, a bomba limitou-se a cair no chão e a deslizar até parar «tranquilamente», não ferindo uma única pessoa. Muitos afirmam ter sido um milagre; outros, mais cépticos, defendem que a bomba, certamente montada num campo de concentração, havia sido propositadamente sabotada para ser inofensiva. A bomba original foi pouco tempo depois fundida, mas uma réplica fiel pode hoje ser vista numa sala da igreja. Subsistem também ainda alguns vestígios dos danos provocados na cúpula por esta ocasião.

5 comentários:

filipelamas disse...

Muito bem!
E com efeitos especiais através de um círculo vermelho!
Que modernaça!

Claudia Sousa Dias disse...

Quero mais histórias destas!!!!


Beijo


CSD

PS:antes que me esqueça o pessoal do "Tretas" está todo convidado para o próximo Cineliterário no dia 31 de Outubro onde irei passar...

"Chocolate" de Patrick Maarsden com Juliette Binoche e Johnny Depp!

rtp disse...

Mais uma razão para a minha ("adiada") visita a Malta! ;-)
Gostei de conhecer os interessantes pormenores históricos que aqui nos contas, particularmente numa semana em que na série "Dresden", por entre uma trágica história de amor, se pode ver os horrores da Segunda Guerra numa das cidades do coração da Europa.

Thumbelina disse...

Agradeço o cumprimento dear Rocky!

Mas, confesso que uma certa "privileged information" que tive me facilitou a solução do enigma ;) - claro está que sempre dentro dos estritos limites da legalidade!

Fixe mesmo era o T&L patrocinar a observação da cúpula in loco ...

x disse...

rocky já respondi ao desafio. obrigada :)