domingo, outubro 21, 2007

FITU, GBN e Homenagem

O FITU - Festival Internacional de Tunas Universitárias "Cidade do Porto" é já uma referência na Cidade e no País, sendo o mais prestigiado festival do género em Portugal. A XXI edição chegou ontem ao fim, com a entrega de prémios, sendo que o 1.º foi atribuído pelo júri à TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico. Quem sou eu para discordar dos ilustres membros, mas havia bem melhor...
Assistir a este espectáculo em 1.ª fila, graças à Amizade de GBN, foi uma verdadeira dádiva, porquanto me permitiu relembrar os momentos de estudante e sentir uma saudade boa: aquela que percebe que tudo na Vida tem o seu tempo e que vivemos bem aquele que nos tocou viver.
Em especial, destaco a interpretação da Tuna Universitária do Minho e, claro está, da nossa Tuna Universitária do Porto, cada vez melhor técnica e artisticamente. E isto sem qualquer regionalismo bacoco que, sinceramente, não possuo.
Merecidísima, pelo que me tem sido possível observar, foi a homenagem a GBN, magister tunae, que ora se despede das suas funções, depois de mais de três anos de exercício competente, conciliador e afável. Como se disse ontem, tarefa estultícia em um conjunto em que, por cada 40 pessoas, há mais de 80 opiniões...
Muitos e sentidos parabéns, GBN! Pelo trabalho, pela sua maneira de ser e pelos resultados visíveis como magister e, sobretudo, pelos invisíveis.
Como o GBN é um grande poeta, aqui fica "Perdidamente", de Florbela Espanca, pela Tuna Universitária do Porto, na edição do FITU do ano passado, acompanhada por orquestra.
E que venha o XXII FITU!

3 comentários:

x disse...

gostei muito. para o ano lá estou eu outra vez. já dei os parabéns ao gnb, mas volto a fazê-lo aqui. :)

rtp disse...

Quando há um par de meses coloquei um post com o "perdidamente" cantado por Sra Tavares e Nuno Guerreiro, o GBN recomendou a versão do Órfeão. Nessa altura, ouvi e fiquei "perdidamente" encantada. Ouvi-la ao vivo só corroborou o deslumbramento. Muito, muito bem! Parabéns a todos pela magnífica actuação!
Resta-me associar a minha voz à do filipelamas, subscrevendo todas as suas palavras: as de felicitações, as da homenagem e, claro, as de agradecimento ao GBN! :-)

GBN disse...

Obrigado a todos pelo carinho das vossas palavras.