sexta-feira, junho 15, 2007

Poema pe(r)dido


Henry Scott Tuke, Lovers of the Sun, 1922, Forbes Magazine Collection,
Nova Iorque.

Enevoaste-me a alma
e tolheste o encanto que
em fios de chocolate
trazia ela em vã alegria.
Consumiste-me em pequenos
tragos musicados pelo ronronar
constante do comboio
onde bebi do teu sorriso
um olhar contemplativo,
um sorriso de explosão,
uma voz surda que me chamava
ao canteiro da rosa genuína,
perdida, abandonada.
Mataste-me o corpo
com palavras escarpadas
em imorredoiras tábuas de
Salvação, em mandamentos
decassilábicos incumpridos.
Libertaste-me o prazer
de a teu lado crescer
rumo ao Sol de Agosto,
agrilhoado a estacas e endireitando
o meu natural desequilíbrio
para ti.
Enevoaste-me a alma
clareando-me o espírito
alçado em arco-íris que
contigo e em ti despontou.
De cores mil,
pintalgado de tons e sons,
de murmúrios anestesiantes
e de sinfonias exaltantes de
uma beleza que é única,
irrepetível, que és tu.

Je voudrais, j’aimerais
te dire que tu m’as trépassé
par une flèche
de poison libertaire.
Je te remercie !
Tu m’as couvert l’âme,
mais cela était la seule façon
de me faire vivre.

F.L.

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou tolhida, estou, mas tem mais outra causa. Irra para este dia, ó co-membros!

verde disse...

trés jolie...

Anónimo disse...

Simples, notável, com um sabor a vida, com iluminismo e cultura na mistura...Só mesmo de um grande POETA.
Parabéns
Abraço grande

rtp disse...

Poema muito belo!
O poeta cumpriu o prometido e ultrapassou as expectativas que "a credora" depositava na prestação em dívida. :-))
Na verdade, este poema surgiu a partir da última frase do meu post sobre o filme "Climas". Filipelmas gostou da singela frase e prometeu o poema.
Et voilà!MERVEILLEUX!!!!!
E o final grandioso em francês com a já famosa expressão "Je voudrais! J`aimerais" é a chave de ouro para tão belo poema!
Félicitations! Très beau!! :-)

P disse...

Sempre a superar-se Filipe. Il y a de l'âme là dedans!
Félicitations
P.C.

rtp disse...

Esqueci-me de responder à Luísa! Compreendo-a chefe!

Amândio Sereno disse...

Isto está a ficar sério. Simplesmente espetacular (e não é graxa barata).

filipelamas disse...

Mais uma vez a RTP dá o mote!
É o mais difícil!
Foi um poema a pedido que se calhar ficou perdido:)

x disse...

belo como sempre. e sendo a génese proveniente de mote tão expressivo, o resultado seria inevitavelmente este. um poema maravilhoso. parabéns*

Serenidade disse...

Lindíssimo este poema, como já nos acostumaste. Magnífico, um verdadeiro poeta.

Votos de um sereno fim de semana

GBN disse...

As suas palavras vão repousando em cascos de carvalho francês. Cada vez mais saborosas. Cada vez mais velhas e sabedoras.