quarta-feira, junho 13, 2007

Dicionário Alternativo

Todos nos deparamos, de vez em quando, com expressões pitorescas cujo significado desconhecemos.
Aos que lidam com filipelamas, tal acontece com mais frequência. Diz-nos que se trata de um léxico específico de uma pequena terra – qual enclave! – dirigida por um Marquis, o Marquis do Forno. Acreditamos que seja um dialecto local, mas suspeitamos que tem um travo claramente geracional (;-)).
Ora, com o vasto manancial fornecido por esse linguajar, a que chamaremos fornense, e porque no T&L gostamos de lançar desafios, vamos inaugurar uma nova rubrica: o dicionário alternativo. Aqui vamos deixando palavras ou expressões menos comuns, pedindo que tentem adivinhar o que significam.

E a expressão de hoje é: "Fruta seca"

12 comentários:

Duarte disse...

Esta rubrica promete, até porque irá permitir que todos nós enriqueçamos o nosso vocabulário...
Mas é difícil... Vou tentar adivinhar... quererá dizer palitos... não sei mesmo... por ser seco dá-me a ideia que não é comestível...
RTP, para quando o próximo Porto de Vista?

GBN disse...

São palitos evidentemente... Xiiiii vocês não sabem no que se vão meter com esta rubrica...eheh

Anónimo disse...

A expressão "fruta seca" é utilizada na zona de Amarante, para designar as pessoas com mais idade e portanto já sem o viço da juventude. Isto para além, claro está, da fruta seca propriamente dita!

Joe disse...

Atendendo às consequências de certas escutas telefónicas que empregaram a palavra "fruta", se fosse a vocês tinha cuidado... a Justiceira dos Olhos Negros está atenta!
Felizmente alguém já especificou que esta fruta "não é comestível" :)

Q&Q disse...

Estamos a inaugurar um espaço novo, um 'speakers'corner' que valerá aquilo que aqueles que para ele contribuem quiserem. Passem por lá e, desde já, obrigado. Não há croquetes nem vinho de honra mas... é o que se pode...

maria disse...

eu diria que "fruta seca" será sinónimo de " limão já espremido", "chover no molhado","chorar sobre leite derramado".....:) será?

verde disse...

Concordo com a Maria. Fruta seca é "já deu o que tinha para dar" :)

Anónimo disse...

É de facto uma iniciativa que promete...
Também acho que fruta seca quer dizer palitos..

Joaninha disse...

A minha mãe diz que são palitos... Tenho uma assessora para cada rubrica do T&L!

Amândio Sereno disse...

Palitos!

filipelamas disse...

Antes que a conversa descambe mais, "fruta seca", cá neste enclave de que sou Rei e Senhor significa exactamente "palitos", como as mentes esclarecidas rapidamente intuíram.
O termo vem de tempos imemoriais em que, nas Terras do Forno, em época de penúria, aí pelo 2.º quartel do séc. XIX, escasseava a fruta fresca.
Devido ao bom-humor das gentes do Forno, alguém terá dito que não havia fruta fresca, mas que sem a seca não se passava tendo, acto contínuo, levantado-se da mesa o dito conviva e trazido palitos para toda a gente.
O termo ficou, pois, associado ao fiel companheiro de final de refeição que muitos (os mais velhos, diga-se), ainda usam no Forno.
Existem mesmo algmas lojas da especialidade que se dedicam ao comércio de palitos trabalhados com motivos de Sto. António (padroeiro do Forno), fabricados de modo laborioso por artesãos que vão sendo cada vez menos. Destaco José Costa, galardoado com a Comenda da Ordem de Mérito Artesanal por mim atribuída, em 2004, aquando do Dia Nacional do Forno - 10 de Maio.

rtp disse...

Como já viu, pela pena do próprio Marquis (através de filipelamas), o duarte acertou. Assim como o Gbn, o fsp, o amândio sereno e a joaninha.
E quanto a ti, joaninha, tenho a dizer-te que te sabes rodear de boas consultoras. Para esta rubrica o parecer de alguém mais velho será muito precioso!
Ah, duarte, o próximo Porto de Vista aproxima-se... :-)