domingo, maio 27, 2007

Porto de Vista esclarecida (XII)

O Duarte acertou! Parabéns!
Trata-se, de facto, de um baixo relevo que se encontra num prédio da rua Fernandes Tomás nas proximidades da porta norte do Mercado do Bolhão.
O edifício em questão (informa-nos o Duarte que é o número 648 dessa rua!) situa-se em frente àquele que, na esquina com a rua Alexandre Braga, albergou a desaparecida (e saudosa - acompanho o vencedor no seu lamento) Roma Megastore.
Foi precisamente a sair do estabelecimento comercial, que agora ocupa essas instalações, que eu fui surpreendida por tal pormenor artístíco. Contrastando com o edifício sujo e mal conservado, o baixo-relevo prendeu a minha atenção. Já havia passado várias vezes por ali, mas nunca me tinha apercebido deste elemento decorativo de um edifício tão desengraçado.
Nada sei sobre ele. Também não vou aproveitar o ensejo para dissertar sobre essa figura destacada do liberalismo vintista que deu nome à rua onde ele se situa.
Diferentemente dos demais "Portos de Vista" que versaram sobre edifícios mais ou menos emblemáticos da cidade, este serviu para mostrar que há pormenores interessantes escondidos em locais aparentemente desinteressantes. E, também, já agora, para expressar um lamento pela vastidão de edifícios degradados na nossa cidade. (A Avenida dos Aliados é disso um triste exemplo!)

6 comentários:

filipelamas disse...

Parabéns ao Duarte!
Não há dúvida que esta rubrica da RTP é já um ex-libris do nosso blog!

filipelamas disse...

Ah, é verdade! Esse tom verde terá, porventura, algo que ver com a vitória da Taça de Portugal pelo "Sporteng"???

rtp disse...

É verdade, nem toda a gente tem um sotaque apurado para palavras mais difíceis! ;-)

Joaninha disse...

Quanta procura incessante nos obrigou com este relevo. E, afinal, era algo numa zona tão frequentemente passada!

Duarte disse...

Obrigado pelos parabéns! Confesso que tive sorte ao deparar-me, outro dia, com o baixo relevo. Sabia que já o tinha visto. Só não sabia é que estava numa rua onde passo quase todos os dias desde há anos.
Deixo também os parabéns ao Tretas e Letras e aos seus autores por esta iniciativa do "Porto de Vista". Ajuda-nos a descobrir esta cidade mágica em que nos movemos. Cidade que, em tantas zonas, está cheia de encantos e recantos escondidos. Mesmo com tantos edifícios a apodrecer em tantas zonas da cidade, continua a Invicta a ser uma cidade mágica.
Continuaem com esta rubrica. Cá estarei para também tentar adivinhar onde se encontram mais pormenores do Porto.

rtp disse...

Não tem de agradecer. :-)
O T&L é que agradece as suas palavras! :-)