domingo, maio 13, 2007

Obrigado


La alegría de vivir, Pablo Picasso, 1946, Museo Picasso, Barcelona.

Apetece dizer obrigado.
Pela presença, pelo sorriso,
pelo olhar que é um esquiço,
pelo gesto de dar.
Quero agradecer
por imperativo de consciência,
não qualificável,
mas simplesmente gostável.
A dádiva de ontem
insuflou-me de ar novo,
metanóia da existência.
O desafio que nos fizemos,
de aproveitar somente
o que de bom todos temos,
ficou escrito em letras de oiro
em dedicatórias que releio.
Hoje, mais do que sorrir
do agradecimento que há-de vir,
apetece rodopiar
convosco até ao luar
de uma noite que se guardará
como coisa a que se recorrerá
nas ondas revoltas do mar.
Aberto de par em par,
porque os tesoiros são pra partilhar,
não há porta nem freio,
nem início ou fim; só meio.

Apetece agradecer.
Urge simplesmente ser
e prometer estar
neste ou naquele lugar
em rectilíneos momentos de prazer.
Convosco.

F.L.

9 comentários:

ml disse...

lindo. não tenho mais palavras para o qualificar :)*

x disse...

adorei. parabéns*
os poemas aqui presentes fazem-me sempre lembrar outro poema, aqui está:

O poema

O poema me levará no tempo
Quando eu já não for eu
E passarei sozinha
Entre as mãos de quem lê

O poema alguém o dirá
Às searas

Sua passagem se confundirá
Com o rumor do mar com o passar do vento

O poema habitará
O espaço mais concreto e mais atento

No ar claro nas tardes transparentes
Suas sílabas redondas

(Ó antigas ó longas
Eternas tardes lisas)

Mesmo que eu morra o poema encontrará
Uma praia onde quebrar as suas ondas

E entre quatro paredes densas
De funda e devorada solidão
Alguém seu próprio ser confundirá
Com o poema no tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen

rtp disse...

Belíssimo poema para um "desnecessário" agradecimento.
Citando o poeta, tratou-se "apenas" de dar cumprimento a um imperativo "não qualificável, simplesmente gostável"! :)

P disse...

"Urge simplesmente ser
e prometer estar
neste ou naquele lugar
em rectilíneos momentos de prazer.
Convosco."
Vale sempre tanto a pena passar por aqui!
Obrigado

Anónimo disse...

Foi uma honra e um prazer participar neste jantar de comemoração em homenagem de alguém que muito o mereceu! Agradeço à rtp :) o convite!
Belíssimo poema! Aliás como todos os que já tive oportunidade de ler neste blog.. grande profundidade emotiva numa linguagem que, apesar de metafórica se desenvolve de uma forma muito suave e harmoniosa! bem ao estilo do seu autor!

rtp disse...

Seja muito bem-vindo por estas paragens, caro imitador! ;-)

filipelamas disse...

Não vou dizer mais obrigado, embora me apeteça...
Caro FSP, sê muito bem-vindo a estas lides e deixa que te diga que tenho lido várias vezes a dedicatória que quiseste deixar-me no livro que me ofereceste. Afinal, "o imitador" tem mesmo alma de Poeta!
Abraço a todos.

Anónimo disse...

Agradeço a ambos as boas vindas e prometo ser um assíduo visitante deste magnífico espaço...

jorge esteves disse...

Passei os post musicais de cima propositadamente para, aqui, elogiar este Obrigado, escrito mais em golpe de asa do que em rectilinio prazer...
Abraço!

p.s. - e, também, dizer obrigado pela visita aos meus escritos.