domingo, maio 20, 2007

Letras à mesa - Rei dos Galos de Amarante


Restaurante Rei dos Galos de Amarante
Rua das Taipas, n.º 121
4050-600 PORTO
Não aceita cartões de crédito/débito * Segunda a Sábad
o 12h-16h 19h-22h * Encerra ao Domingo
Telefone: 222057297 * Telemóvel: 917098508


Fundado em 1966 por um casal de amarantinos – D. Rosa Maria e Sr. José Rodrigo Pereira – que se deslocou para a Invicta a fim de ganhar a vida, hoje, mais de 40 anos volvidos, o Restaurante Rei dos Galos de Amarante é já um ícone do bem-comer, do bem-servir e da Amizade que ainda se respiram na nossa cidade.
Localizado em pleno coração do Porto, na Rua das Taipas, perto da Cordoaria, quase passa despercebido aos menos atentos. Tal como os verdadeiros tesouros. O espaço é pequeno, muito asseado e simples, como convém. Ali só existe simpatia pura, receitas tradicionais, vinho e mãos puras que nos deleitam com pratos da lavra da D. Rosa Maria que, no seu reino, nos delicia com o galo estufado com batatas, o arroz de cabidela, os bolinhos de bacalhau com arroz malandro ou o meu preferido – o arroz de pato suculento (e com pato, mesmo, ao contrário do que vai campeando).
Os vinhos tintos são excelentes e as sobremesas divinais! A doçaria tradicional portuguesa, de que destaco o afamado pudim Abade Priscos, com ovos caseiros, feito com a paciência e mestria desta chèfe de cozinha que “mete no bolso” muitos desses pseudo-chefs que preparam refeições minúsculas e sem sabor.
No Rei dos Galos respira-se familiaridade, simpatia, o culto da mesa e da alegria. O Sr. José Pereira todos trata como se fossem os mais importantes amigos do mundo, desde o juiz-conselheiro ou desembargador, ao procurador-geral adjunto, ao advogado, ao executivo, ao estudante dos tempos em que Psicologia e Ciências da Educação habitavam naquela rua, até ao curioso transeunte. Há mesmo lugares reservados para aqueles que, quase diariamente, transformam o Rei dos Galos num local de encontro entre os mais altos representantes da classe jurídica do Porto.
Ao almoço é essencial chegar muito cedo, sob pena de se não arranjar lugar. À noite, tudo é mais fácil e calmo. Recomendo especialmente o sábado ao meio-dia. A pacatez da cidade ajuda a degustar aqueles manjares dos deuses.
Como se isto não bastasse, não é nada caro se atendermos à relação qualidade/preço (10 € - 15 € / pessoa).
É, pois, sempre um reencontro com as minhas raízes amarantinas esta ida à Casa da D. Rosa e do Sr. José!

10 comentários:

Thumbelina disse...

O T&L está a transformar-se num Guia Michelin !

Quando é que começam a atribuir estrelas ?... ;-)

filipelamas disse...

Eh eh... já pensei nisso!!

White Castle disse...

Não me tinha apercebido deste post! Devo dizer que a palavra Amarante, amarantino, se encontra mais vezes do que se possa pensar na cidade do Porto (e não me estou a referir a placas de auto-estradas)! Desde logo, perto do meu local de trabalho...

Agradeço o conselho e hei-de ir lá comer: curiosidade amarantina, digamos..

P.S.: Isto é que é boa publicidade!

jorge esteves disse...

Como não vou lá muito nessas coisas da bola, como costumo dizer 'vou a jogo se o trunfo for bacalhau', quase sinto alguma vergonha não conhecer este Rei, aqui tão bem apresentado. Mas não perde pela demora, não!...
É que é já amanhã!
Um abraço!

p.s. - e obrigado pela visita!

GBN disse...

Conheço bem esse "restaurante"! Podia contar uma ou outra história (de capa e batina e não só!) mas seriam, seguramente, histórias cujos desfechos, de natureza muito pouco edificante, atentariam contra a moralidade deste blog! Talvez um dia, a propósito de um post mais nietzscheano... digamos... mais dionisíaco.
PS: tive um professor na FLUP (era frade ali ao lado no Mosteiro de S. Bento da Vitória)que também não dispensava os sabores amarantinos desse restaurante...beneditino está bem de ver. Curioso pensar nas disputas (sadias evidentemente) entre os senhores Desembargadores e os senhores Frades... Desconcertante será pensar no dilema do Sr. José Rodrigo Pereira! Pobre homem perante a escassez de mesas entre jurisdições distintas, cada uma com a sua esfera de acção. No entanto, sendo autónomas, não se encontram desarticuladas, pois em todas as esferas da existência importa que as coisas materiais se ordenem às espirituais, e sendo o espírito mais digno que a matéria...hummmmm... pobre homem!

Anónimo disse...

Fantastica la cocina de este restaurante y la simpatia del matrimonio que lo regenta.Sin duda lo recomiendo a los que aprecian la cocina sencilla de1ª.

Anónimo disse...

Sencillo y con una feixoada de polvo fantastica, sin duda para repetir.Lo recomiendo a todos los turistas que visiten la preciosa ciudad de Porto.

Anónimo disse...

Para mim, as melhores tripas à moda do Porto moram neste restaurante e pelo que sei, o Sr. Rodrigo vai alternando com a Dna. Rosa na elaboração deste prato tipico da cidade. Não sei quem o faz melhor, pois estão sempre no ponto...

Bom apetite

Anónimo disse...

Despues de leer los comentarios que aquí se hacen sobre este restaurante, en mi primera visita a Oporto no pude dejar se ir a visitarlo y solo puedo decir que fue como ir de visita a casa de la familia por el excelente trato recibido, la comida como en casa todo de primera calidad y en abundancia como los Domingos en casa de mamá.Recomiendo el bacalao, nunca lo había comido de tan buena calidad, ni siquiera comprándolo yo. Este será mi rastaurante de referencia en Oporto siempre que vuelva.

Célia Santos disse...

Acabei de ter uma péssima experiencia com este restaurante. Fiz uma marcação com cerca de duas semanas de antecedencia para um reencontro de pessoas de vários pontos do país e Europa. Perguntei aquando da marcação se era preciso seleccionar pratos e deixaram-me à vontade dizendo que era à carta. Ontem, já com pessoas em viagem, ligaram-me dizendo que tinha que escolher pois nao garantia comida. fiz os possiveis com quem pude contactar e como nao consegui ligar de volta por me recusarem a chamada envia duas sms's com a possivel seleccção. De noite tentei ligar de novo e recusaram sempre. Hoje à hora marcada recusaram-se a atender-nos dizendo que como nao escolhemos os pratos nao tinham comida e que nao era por telefone que se marcavam coisas. O sr. que me atendeu ainda se riu na minha cara. Como devem calcular nunca na vida recomendarei este espaço. Mais que boa comida ou nao, nao sei, a boa educaçao e respeito cabem em todo o lado. Célia Santos