quarta-feira, maio 02, 2007

Good Morning Heartache ou o Bálsamo Celestial

É curioso como um momento de entretenimento assumidamente leve pode deixar marcas. Foi o que me aconteceu depois de assistir no Coliseu do Porto à peça «Sua Excelência, o Candidato». Exceptuando alguns momentos genuinamente hilariantes protagonizados por Wilson de Santos, que representava Eurípedes, o mordomo travesti, tratou-se de uma verdadeira travessia do deserto. Para retratar o clima de corrupção generalizada na sociedade brasileira, em geral, e na classe política, em particular, choveram clichés já muito gastos, fórmulas destinadas a arrancar automaticamente o riso e o entusiasmo da plateia. Curiosamente, nem tanto teria sido necessário: é que bastou a presença do protagonista (Reynaldo Gianecchini) para a plateia se render. Felizmente para ele, a admiração da maioria das pessoas que estiveram na plateia era incondicional, if you know what I mean…
Por isso, procurando refazer-me da experiência, deixo-vos aqui um bálsamo celestial: «Good Morning Heartache», interpretado por Eleanora Fagan Gough, mais conhecida como Billie Holiday, uma das minhas cantoras favoritas. Cada música que interpretava parecia um pedaço arrancado à sua vida, tal era o sentimento e a autenticidade com que o fazia.

8 comentários:

rtp disse...

Quer dizer então que não vais cumprir o prometido! Não vai haver post sobre a dita peça de teatro com a fotografia do Reynaldo Gianecchini!?! Que peninha! ;-)
A falta de Eleanora Fagan Gough no nosso blog era já indesculpável! Sobretudo com uma fã incondicional como tu!
Balsâmica, sem dúvida, a voz de Billie Holiday!!

PS - A apreciação negativa da peça não serve apenas para consolar todos(as) aqueles(as) que não a (O) foram ver, pois não? ;-)

rocky disse...

Na verdade, RTP, não perdeste muito... Nem o aspecto do Reynaldo conseguiu ocultar a falta de jeito para a comédia.
E isso é que não mencionei o «activismo» da plateia. Só para dar um exemplo, numa cena em que o protagonista se livrava (apenas...)da gravata, por pouco o Coliseu não veio abaixo: ouviram-se assobios ensurdecedores e variadíssimas vozes entusiasmadas a pedir para tirar o resto!:-)
Ficaram bem claros os critérios deste casting. A notoriedade do galã de novelas salva nas bilheteiras uma paça de teatro banal.
Quanto à foto, não a coloquei porque tive receio de que a Billie Holiday ainda saltasse do caixão e se atirasse ao menino. Com o currículo que ela tem...

verde disse...

Também vi a peça e concordo totalmente...uma verdadeira travessia no deserto! O mordomo tinha imensa piada, mas era o único. Devo admitir que o meu objectivo não era bem ver a peça (uma hora antes ainda não sabia o nome da dita). Imagino que deduzam o motivo da visita ao coliseu. Mas eis que nem isso valeu a pena. O Gianecchini é giro, é verdade, mas não tem presença nenhuma e tem uma voz verdadeiramente fraca. Era como ver o Hércules com a voz do Eládio Climaco. Fraquinho, muito fraquinho. E depois a gritadeira no coliseu. Quase me envergonho de ser mulher :-) Resumindo, não esperava muito da peça até porque não gosto do estilo mas ainda foi pior do que esperava. Lá se lavou um bocadito a vistinha...mas não curou de forma alguma a miopia :)

P disse...

Não vi a peça mas a Billie Holiday compensa largamente o má que a peça possa ter sido...

White Castle disse...

aiii o reynaldo Gianecchini........
(P.S.: Não vi a peça, mas via o Reynaldo lol)

Thumbelina disse...

Cara Rocky,

Não vi a peça e se tudo correr bem não hei de ver...

Infelizmente o que conta já não é novidade para mim: há uns anos fui ao Teatro do Campo Alegre ver "Péricles, o Príncipe de Tiro", também com um actor brasileiro qualquer que na altura estava na berra (na berra, na grita, na arranca os cabelos, etc)e o resultado foi o mesmo - uma interpretação que fez Shakespeare dar voltas na tumba e resmas de gajas(os) aos gritos...

Também prefiro, de longe, a Eleanora ao Giane :-)

Já agora, fui eu que sonhei ou já andou por aqui um post sobre a Eleanora e o "God Bless the Child" ?!...

Bem se foi sonho não importa porque o "God bless the child" já está no vol. II e o "Good morning heartache" vai estar! Essa é que é essa! (Mas confesso que a minha favorita é a "Blue Moon") :P

Rocky, estou disponível para troca de cromos!

Se é para pôr fotos que "valham a pena" eu voto no George Clooney ;-)

rocky disse...

Verde: realmente o pormenor da voz piorou a prestação do bonitão...

Thumbelina: parece que eu fiz o pleno! É que eu também vi o Péricles no Campo Alegre. Mesmo assim, essa peça conseguiu ser melhor, na minha opinião.
Quanto ao post sobre o God Bless the Child... pode ficar descansada: a Thumbelina não anda com visões! A sua existência neste blog é que foi fugaz!: depois de o colocar, acabei por apagá-lo (sem querer) e depois o you tube nunca mais me deixou inseri-lo...snif... Assim, como estava com uma «headache» por causa do Reynaldo, resolvi-me pelo Good Morning Heartache!
Quanto aos cromos, tenho alguns para trocar... temos de tratar disso da próxima vez.
Por fim, quanto a fotos... eu proponho a de Benicio del Toro, na sua fase Traffic (e não na fase 21 Gramas, apesar de eu ter gostado MUITO da prestação dele nos dois filmes...)

filipelamas disse...

Boa música, rocky!