quarta-feira, maio 30, 2007

Apontamento - Margarida Pinto


Para continuar a rechear o vol. III com música lusa, nada melhor do que escolher um exemplar em que brilha, não só a melodia e a voz da intérprete, mas também a língua pátria.
Trata-se de uma música do cd "Apontamento" de Margarida Pinto (vocalista dos Coldfinger). O disco, já com 2 anos, tem um conjunto muito interessante de canções. Cheias de harmonia e encanto. Com sabores variados do pop ao jazz. Facilmente digeríveis. Com uma leveza mágica. Para aumentar o prazer da sua degustação aí estão as letras, algumas pertencentes a Fernando Pessoa.
Outra podia ser eleita, mas esta estava disponível no you-tube. O clip é, também, interessante. E acontece estar eu a revisitar os poemas de um dos heterónimos de Fernando Pessoa.
Intitula-se "Apontamento", como o poema de Álvaro de Campos que lhe empresta a letra (transcrito no post anterior). E é muito bela a forma como a voz de Margarida nos vai servindo as palavras.

8 comentários:

filipelamas disse...

Voz melodiosa e muito bem colocada, a ilustrar na perfeição o poema perfeito! Estes 2 posts são do que de mais belo este blog já teve!
Obrigado, sinceramente obrigado, RTP!

Thumbelina disse...

Em face da profusão e qualidade das sugestões, posso eu sugerir que o Vol. III seja totalmente devotado ao cancionetismo cá do burgo?

Que tal "The Best of T&L Vol III - o que é nacional é bom" ?

Eu sei que não é grande coisa, mas está, obviamente, sujeito a ratificação pelo conselho de Administração do T&L...

verde disse...

Muito bonita de facto! A voz dá asas ao maravilhoso poema.

Mr. Sherlock disse...

Eu arrisco a deixar algumas sugestões de coisas mais recentes que como ando sempre de ouvido atento - ele ouve mal mas é atento (ao menos iss; mas também só é atento para a música) - e por isso descubro sempre umas coisas giras:
OIOAI - "Sushibabi" ou "Jardim das Estátuas"
Mundo Cão - "Morfina"
Loopless - "Rain"
Coldfinger - "Contratempo", se gostam de Margarida Pinto vão deliciar-se com esta pérola do seu grupo com Miguel Cardona (salvo erro) - ela canta tão bem em português que vale mesmo a pensa bisar na voz dela e ter duas faixas.
Jorge Cruz - "Nada"
Balla - "O fim da luta", disponivel no myspace [http://www.myspace.com/ballaportugal, porque nem tudo pára no youtube] (vejam as outras tambémacho que as meninas vão adorar este som a julgarpelos anterios Best of)

Depois há os clássicos:
Jorge Bica, no contrabaixo
Laginha e Maria João -aconselho "Parrots&Lions"
The Gift - "Driving you slow" ou "Changes" do primeiro album deles
Bem tanta coisa, só para fugir ao vulgar de lineu
Espero que a Thumbelinna aceite a sugestão, vai com a minha garantia de que são boas escolhas.
Quanto à RTP vai-me permitir que vá postando sobre estas sugestões no meu bistrot, pois dá sempre jeito postar sobre isto nessas paragens. Mas sirvam-se das sugestões e deliciem-se.

Ps: e agora a cerise (fazendo lembrar o inefável Monsieur Moustache) : uma que deverá constar do best of 3 sem duvida alguma : http://www.youtube.com/watch?v=KqAgNpgGR_I
ou não...

x disse...

gosto muito do poema, da voz também.uma harmonia muito bonita. *

Anónimo disse...

Para mim, desconhecida, mas onde me re-encontro. Cheia de harmonia, a respirar de felicidade e energia. E a voz doce e pura a dar a harmonia ao conjunto. O clip eh tb de muito bom gosto, o ar naif da Margarida (?) em concordância com a divina simplicidade do audio.
Uma pérola!
LPC
(Ficou na minha lista de aquisições)

Anónimo disse...

Bom dia RTP,
não conhecia esta lindíssima voz, que dá lustro ao poema muito bem conseguido a musica encaixa bem, muitíssima boa escolha.Muito obrigado por partilhares estas pérolas que estavam para mim desconhecidas. Parabéns pelo bom gosto.

rtp disse...

Cara Thumbelina, a ideia é muito interessante! Postarei nesse sentido... :-)
Caro Mr. Sherlock, tantas sugestões! Muitas delas já pensadas para serem aqui postadas. É preciso tempo, para não mergulhar o blog num mar de vídeos. :-) Muito obrigada.
Ainda bem que me lembrou os "Loopless". A voz da Kika Santos tem que aparecer no Tretas em breve - talvez numa música dos Loopless. Quanto aos "Balla", perdi o concerto na Casa da Música - por sinal muito bom, segundo os ecos que me chegaram (com uma visita do Rui Reininho).
Caro LPC, posso emprestar-te o meu "cd" Apontamento, para ouvir antes de adquirires. :-)
Filipelamas, ainda bem que gostaste dos posts. Daí a serem dos mais belos do blog... simpatia tua! ;-)