quarta-feira, abril 04, 2007

Ecos de um fim-de-semana desportivo, e em particular, de uma segunda-feira especial

O Tretas&Letras não pode deixar passar em silêncio o momento particularmente interessante que se vive no topo da tabela da Bwin Liga. Concluída a 23.ª jornada e após o empate entre o FCP e o SLB, o campeonato ganhou um interesse renovado. Sobretudo, porque o SCP, com mais três pontinhos, se conseguiu aproximar dos dois primeiros lugares.
Se o T&L não podia deixar de assinalar esse facto, a rtp (sim, eu, mas como estou a falar de futebol considerei mais consentâneo com a temática usar a terceira pessoa :-) tinha de escrever algumas palavras sobre o Sporting - Beira-Mar. Não só por se tratar de um jogo do seu clube de coração, e pelo resultado alcançado ter sido favorável, mas sobretudo por, numa maratona incrível, ter assistido in loco ao espectáculo.
Já aqui falei (perdoem-me, mas tenho de voltar à primeira pessoa, este desdobramento pessoal é muito complexo) do Estádio do Dragão. Tenho, agora, que tecer alguns comentários sobre o Alvalade XXI. Podia ter menos um bocadinho de amarelo (podia!), a paleta de cores das cadeiras podia ser menos ampla (sem dúvida), mas ... é um estádio muito belo, moderno e acolhedor!
Sobretudo com tantos adeptos! Quase 30.000, numa segunda-feira, e num jogo com uma equipa do fim da tabela!
Na primeira parte viu-se bom futebol. Romagnoli esteve muito bem; a assistência para o primeiro golo é digna de registo. O centro de Tello, magnífico, permitiu ao regressado Liedson marcar um belo golo – talvez o melhor da jornada! Nani e Yannick também se portaram bem (o primeiro mereceu o puxão de orelhas de Liedson – ainda brinca demasiado, esquecendo o fio de jogo). Finalmente uma palavra para Miguel Veloso: é um encanto vê-lo jogar!
Pena que Moutinho não tenha jogado e que o segundo golo de Liedson não tenha sido considerado válido!



É caso para dizer que "só eu sei por que não fico em casa!". "Uma curva belíssima, uma equipa fantástica, ..."

8 comentários:

filipelamas disse...

Estás uma verdadeira Gabriela Alves!! É bom que o nosso Tretas trate um pouco de tudo e, na verdade, eu a rocky não somos muito dados a estas coisas:)) Mas fica sabendo que é o FCP que vai ganhar o campeonato! Foi o Professor Leittini que o viu na sua bola de cristal!
Quanto ao Alvalade XXI, só o conheço da TV e devo dizer que não fiquei fã... Só mesmo o Taveira para se lembrar que um estádio com tanta cor dá ilusões de óptica que nada interessam! Acordem! Mesmo que as cadeiras tenham tanta cor, o que é certo é que os nossos estádios têm cada vez menos adeptos (e os acontecimentos do SLB-FCP em nada contribuem para voltar aos velhos tempos - que eu não vivi, claro:)) - em que a família completa ia ao futebol).
Boa manobra ofensiva no enfiamento do modo como a equipa lê o jogo e ataca a baliza do adversário, numa luta entre a força da técnica e a técnica da força!!
E ripa na rapaqueca!! (sem segundas intenções, claro:)))

Joaninha disse...

Ora aí está a prova de que as mulheres vão à bola e não vão lá (só) para apreciarem as qualidades estéticas dos jogadores!
Já estive no Alvalade XXI não para um jogo, mas para um concerto e só posso concluir que o efeito sonoro é muito bom...
Com menos cor (talvez mais vermelho...) seria um estádio 5 estrelas. Assim fica-se pelo 3º lugar, como o sporting, aliás!

rtp disse...

Cara joaninha, claro que não vou só para apreciar as qualidades estéticas dos jogadores. Também sigo algumas jogadas! Por exemplo, eu acompanhei, em especial, os passes do Miguel Veloso só para ver se ele tem evoluído na sua promissora carreira ;-))
E, claro, filipelamas que o nosso blog é plural e não existem assuntos tabus, e muito menos o futebol. Este desporto (arte?) não pode ser confundido como circo que o rodeia, nem pode ser minimizado pela natural vulgarização por ser acessível às massas, em vez de estar reservado a uma elite mais ou menos culta.
Certos passes são tão belos como passagens de um lindo livro, poéticos com um punhado de versos, sublimes como um trecho musical, ... É preciso é que sejam bem executados por verdadeiros artistas. (A maioria foge do nosso campeonato, à procura de salários mais elevados, para as ligas milionárias). É necessário, também , que tenhamos vontade, disponibilidade para os apreciar devidamente.
O problema é que associamos o futebol à boçalidade e falta de honestidade dos seus dirigentes, à falta de instrução de muitos dos jogadores, à falta de competência de muitos árbitros, à violência que vai grassando nos estádios.
Esta última patologia deveria, aliás, ser combatida com vontade através de medidas sérias e vigorosas. Com responsabilização dos clubes pelas sua claques, com sanções desportivas. Só assim se erradicam esses episódios tristes e condenáveis.
Quanto à previsão do Professor Leittini, deixo aqui as minhas mais sérias dúvidas. Até porque ele já se revelou muito tendencioso no passado (com uma determinada preferência por um dado signo ...!)
Quanto a Alvalade XXI tens de ir lá e vais ver que "in loco" mudas a opinião!
Por fim, eu não sou a Gabriela. Este blog tem uma (que não Alves, é certo), mas não sou. Ist nicht wahr? :-)

Pedro Silva disse...

Antes de mais os meus cumprimentos a todos os elementos que compõem este Tretas&Letras, e um cumprimento muito especial para a RTP.
Bom, vejo que o meu castigo Sportinguista ainda não terminou, não bastou eu ontem ter de comprar um cachecol Sportinguista para oferecer a um amigo do Sporting que fez anos neste dia (terça Feira), que foi embrulhado em papel com o símbolo do Sporting e depois puseram o embrulho dentro de uma saca enorme do Sporting e a fazer referencia ao seu Centenário... E pior foi ter de vir desde a Boavista até minha casa com a dita cuja saca...Enfim, os sacrifícios que um Portista tem de fazer pelos amigos...
Mas adiante, vejo que temos aqui uma admiradora do famoso Alvalade XXI, e também outra coisa não seria de esperar de uma Sportinguista assumida. Eu, para ser sincero, não conheço o estádio a não ser pela TV, mas também não vou ser mauzinho ao ponto de dizer mal daquilo que não conheço, apenas vou afirmar, como não podia deixar de ser, que o Estádio do Dragão é de longe muito melhor!!! E já que fala em assistência, realmente é de admirar que o Alvalade XXI estivesse tão cheio numa segunda feira, estão a seguir o bom exemplo dos Dragões que de duas em duas semanas registam sempre uma assistência que ronda os 30000 espectadores... Não é para qualquer um, mas é um facto que tenho a felicidade de presenciar dado que eu acompanho ao Vivo todos os jogos no Dragão.
Quanto á vitória final da Bwin Liga, já se sabe que esta vem novamente para o Dragão, sem sombra de duvidas, dado que o Futebol Clube do Porto depende apenas de si mesmo para conseguir este feito, enquanto que o Sporting tem de esperar pelas escorregadelas dos outros...
É muito salutar e sinónimo que a nossa mentalidade se está a desenvolver quando se constata que cada vez mais mulheres vão ao futebol!! É que além de darem um ambiente muito mais agradável ao espectáculo, mostram que também percebem e vivem o Mundo da Bola!! Caminhamos cada vez mais para um sociedade igualitária, pena que ainda falte muito caminho para percorrer...

Saudações Portistas a todos e todas!!

Anónimo disse...

Ha: Ha :Ha:
Boa FILIPE, E porque amo o Porto (cidade)
Não poderia deixar de amar O FCP!
Claro que irá ganhar!
Um bj com respeito aos adeptos dos outros clubes!
BIBA O PORTO!
Sony

Anónimo disse...

Falar do Estádio do Dragão e a seguir falar do Alvalade XXl, é quase blasfémia... é como quem diz "estás a ver New York? Estás a ver Lisboa? - Não tem nada a ver!!"
A minha opinião sobre o Alvalade XXl é a mesma da generalidade; uma "Taveirada" - ponto final! Daqui a poucos anos, quem lá passa diariamente sentirá náuseas. De qualquer forma, não pediu a minha opinião, portanto vim aqui só para lhe dar os Parabéns pela vitória do Sporting.

Toutinegra Futurista disse...

Não resisto a manifestar-me! Foi uma grande Segunda-feira. Eu pelas terras do Alentejo e o Sporting a aproximar-se da frente. Sei bem que um agente não tem clube mas... sim! Vou sair do armário futebolístico (acho que já tinha saído): Sou do Sporting!

rtp disse...

De facto, a da semana passada foi uma grande segunda-feira, toutinegra! E a desta também!