quarta-feira, março 28, 2007

Porto de Vista Esclarecida IX




A joaninha acertou na localização espacial da obra retratada na fotografia. De facto, trata-se de uma estátua que se encontra nos Jardins do Palácio de Cristal, mais propriamente na Concha Acústica, que ladeia a Avenida das Tílias na vizinhança da Biblioteca Almeida Garrett.
Neste pequeno palco em forma de meia carapaça bivalve, onde se realizam muitos eventos culturais, existem duas destas estátuas, uma em cada um dos seus extremos.
Infelizmente não tenho mais informações sobre tais obras esculturais. E como desta vez Gbn não deu uma das suas respostas completíssimas sobre a obra em questão, e dado que a minha brevíssima pesquisa nalguns livros sobre a cidade do Porto e na net não surtiu grandes efeitos (só encontrei referências à muito conhecida história do "Palácio de cristal" - o originário e o actual -, aos jardins desenhados por Émile David – responsável, também, pelo desenho dos jardins da Cordoaria e do Passeio Alegre - e pouco mais) não posso indicar o nome do autor e a data da estátua. Quanto à identidade da figura representada - se bem entendi gbn (e peço que me corrija se estiver errada) - julgo que se trata, como Gbn havia alvitrado, de uma estátua da Deusa Egípcia Hator.

E, claro, menção honrosa, para o Mr. Sherlock, pela exímia condução de um raciocínio lógico que quase o levou à descoberta da resposta, e para a Verde, pelo palpite certeiro!

7 comentários:

verde disse...

Yeeeee! qual é o prémio?

Joaninha disse...

Esta não foi fácil... E, reconheço, que foi um bocadinho "atirar o barro à parede". Uma bela estátua!

filipelamas disse...

Se foi atirar o barro à parede, é continuar assim!
Boa, rtp! Puseste a cabeça da malta a andar à roda! Não fazia ideia de onde era...

Mr. Sherlock disse...

Bem eu bem dizia que era no coreto. Ora veja lá. claro que a minha querida Voa-a-Voa acertou primeiro.
Os raciocinios foram bons porque agora com a primavera ha menos neoveiro e bora la a por as meninges a mexer.

rtp disse...

Bem, prémio só há para a joaninha. E tem de ser a dobrar, já que é a segunda vez que acerta. Aliás, o primeiro, ou um dos primeiros Portos de Vista foi "ganho" por ela!
Joaninha, o seu prémio e meio (é melhor assim, já que desta vez foi um mero palpite certeiro) ser-lhe-á entregue em breve! ;-)
Para a verde e para o Mr. Sherlock o prémio, desta vez, é mesmo a menção honrosa! O tretas tem de se escudar no argumento da prioridade cronológica - tão caro aos juristas - pois o seu activo é muito reduzido e corre o risco de ser todo dispendido a favor da Thumbelina! ;-)

Joaninha disse...

Fico à espera do prémio - entregue pessoalmente - esta sexta-feira!

Mr. Sherlock disse...

Fico aliviado de pelo menos ter acertado quanto ao pormenor da orientação da luz. Ao menos isso. É que se errasse ficava muito mal visto. Já se sabes que o Poirot e o Columbo andam sempre aí à espreita a ver se eu escorrego nalgum palpite menos acertado... :P

Ps: obrigado pelos desafio, esse sim já de sim grande prémio.