sexta-feira, março 30, 2007

Ecos de um concerto

A Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional da Ucrânia passou ontem pelo Porto, oferecendo, no Coliseu, um belo concerto.
A abertura da primeira parte, inteiramente dedicada a Beethoven, deu-se com "Leonora III". Ludwig foi sensato ao retirá-la da sua Ópera Ofélio – sendo uma abertura corria o risco de, com a sua magnificência, ofuscar o corpo principal da dita.
Seguiu-se o momento que, para mim, deu o maior brilho à noite: a interpretação da famosa Sinfonia n.º 5 de Beethoven. Magnífica! Aos primeiros acordes percebemos porque é que a BBC a escolheu para iniciar os seus programas de rádio durante a II Guerra Mundial. A eloquência daquele jogo concertado de quatro notas escolhidas e arrumadas a preceito – e que, em código de Morse, equivalem à letra V - robustecem o ânimo, pacificam a alma e conferem inteireza ao carácter de quem as ouve. Preparam o ouvinte para a crueza de alguns episódios da vida, com a promessa de Vitória que a antepenúltima letra do alfabeto (sem contar os duplos V e Y) vai inspirando.
A Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional da Ucrânia faz jus à reputação e historial que a acompanha. E, facto digno de registo, porque pouco usual, é dirigida elegantemente por uma mulher, Victoria Zhadko.
E, com a indiscutível qualidade da orquestra, até aquele que se anunciava o manjar principal, e que pessoalmente menos me entusiasmava, – a Carmina Burana vulgarizada no famoso anúncio da "Old Spice" – se mostrou de aprazível degustação. A obra de Carl Orff, com o seu inevitável aroma a after-shave e com as evocações ondulantes de um mar venturosamente encrespado, soou-me melhor do que o costume com aquela superior execução. O coro estatal russo reconciliou-me com "Oh, Fortuna Imperatrix Mundi".

12 comentários:

filipelamas disse...

Inveja por não ter estado lá!
Ainda bem que te reconciliaste com Orff! Gostei da referência poética ao Old Spice:) Na verdade, há mixed feelings em usar trechos de música dita clássica em anúncios de TV: torna-os mais conhecidos do "grande público" (para mim facto sempre bom), mas também os vulgariza em demasia!
O Fortuna, semper in angaria!

rtp disse...

Foi pena não teres assistido, de facto. Havias de ter gostado!
Esqueci-me de referir a prestação notável do magnígico tenor Andrey Naydenov! :-)

Joaninha disse...

Pela descrição, deve ter sido um espectáculo imperdível... E fica a prova que a Invicta tem muita oferta de qualidade! É preciso é estar atento. E tu estás sempre lá!

filipelamas disse...

A nossa rtp é sempre atenta! E um tenor Andrey é meio-caminho andado:) Como o código postal!

rtp disse...

Pois está claro, filipelamas. Há nomes que condenam os seus portadores à qualidade e fama! ;-:).
Cara joaninha, tanta simpatia! Nem sempre "estou lá". Faltei por exemplo ao espectáculo que descreves no teu último post! Por uma impossibilidade é certo!

Unknown disse...

FilipeLamas

Imagino como teria sido esse espectáculo.

Desejo para si e família um bom fim de semana.

Um abraço.

ZezinhoMota

Anónimo disse...

Sem DÚVIDA DEVE TER SIDO UM ESPECTACULO ENORME!
QUE INVEJA...
PENA TENHO DE NÃO TER ESTADO LÁ! :-)
Obrigada filipelamas pela entrada no meu cantinho remodelado!
Um bj Sony

papagueno disse...

Olá, obrigado pela visita ao Cinema Paraíso. Deve ter sido um bom espectáculo, já varias vezes a carmina Burana e adoro, é fantástico.

M. disse...

Eu estive no Coliseu em Lisboa... Gostei em particular da Carmina Burana.
(Grata pela visita ao Fotoescrita, onde deixas sempre palavras de estímulo)

Claudia Sousa Dias disse...

Ah, mas eu sou devota de Orf e da Carmina Burana, principalmente na versão dirigida por Karajan e a orquestra Filarmónica de Berlim!

Sobretudo porque há já muitos anos consegui as letras de todas as canções e repectiva tradução para inglês (esta bastante má e que por isso convém ignorar de todo).

O próximo passo é conseguir o resto da trilogia: as Catuli Carmina e Triophi di Aphrodite..

E agora a propósito: que tal fazermos um abaixo assinado para que se publique em Portugal as obras de Nikos Kazantazis, a começar por "Zorba o Grego, "A última tentação de Cristo" e a continuação da "Odisseia", um poema épico de 35 mil versos?

CSD

rtp disse...

Conta comigo, CSD! :-)

filipelamas disse...

E comigo também!! CSD: onde assino?