quinta-feira, março 22, 2007

L'hymne de nos campagnes

Neste início de Primavera (envergonhada, é certo!), nada melhor do que ouvir cantar uma ode à Natureza. "Tryo", grupo francês composto por quatro (cinco?) músicos, partindo de sonoridades "reggae" e misturando-as com outras influências, compôs este “L'hymne De Nos Campagne”. É uma canção muito simples que procura passar uma mensagem ("J'aimerais ... Que tu captes le message de mes mots", dizem). “C'est l'hymne de nos campagnes/ De nos rivières, de nos montagnes!“
Procuram, com a sua música singela, trilhar o caminho de uma nova música interventiva. ("Enrayer le moteur bien huilé de la pensée dominante et offrir au public un rapport au monde où l'engagement se vit et se chante au quotidien".) Também por isso o seu terceiro trabalho se chama “Grain de sable».
"L'hymne De Nos Campagne" é do seu primeiro disco, “Mamagubida”, datado de 1998. O clip (que faz lembrar saudosos desenhos animados de outros tempos) é de Tonari No Totoro.

Sigamos o seu conselho (quando o tempo melhorar!):
"Assieds toi près d’une rivière / Ecoute le coulis de l’eau sur la terre / Dis toi qu’au bout, hé ! il y a la mer
Et que ça, ça n’a rien d’éphémère / Tu comprendras alors que tu n’es rien ..."
"Assieds toi près d'un vieux chêne / Et compare le à la race humaine/ L'oxygène et l'ombre qu'il t'amène
Mérite-t-il les coups de hache qui le saigne ? /Lève la tête, regarde ces feuilles / Tu verras peut-être un écureuil / Qui te regarde de tout son orgueil / Sa maison est là, tu es sur le seuil."

6 comentários:

x disse...

tão bonito! é impressionante o dom da música, ainda ontem comentava isso com alguém, deve ser uma sensação única podermos exprimir-nos num conjunto de sons que dão origem no seu conjunto a uma peça de arte que, muitas vezes, faz com que os outros se identifiquem.
tenho mesmo saudade de ouvir música em francês, que bom impulso rtp!
obrigada*

O Micróbio II disse...

4 anitos... lá pelo Micróbio! :-)

filipelamas disse...

Ouvi já uma série de vezes esta tua proposta e confesso que nunca me tinha passado pela cabeça que fosse possível juntar ritmos e sonoridades tão díspares! É mesmo bom! E que bela ode à Primavera (tímida, ainda) nos trazes!**

verde disse...

ritmozinho agradável. ideal para um dia de início de primavera, num passeio sem rumo pela cidade...

Serenidade disse...

Não conhecia esta música, mas muito agradável de se ouvir (seria mais se o meu computaodr conseguir fazer a transferência de uma só vez e não a ouvisse "aos soluços"). Sigamos o seu conselho...

Sorriso primaveril.

Beijos de luz serena.

S. disse...

De todas as influências vertidas em cada nota, não deixa de me surpreender como parece tão simples a forma da melodia acontecer. Como se vibrasse da árvore, do rio. Como se soasse ao riso da própria natureza.

Ao som dos primeiros acordes de uma Primavera tímida, "L’hymne de nos campagnes" é uma sugestão deliciosa. Obrigada.

Um sorriso.