quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Porto de Vista esclarecida (VI)

Luísa acertou! É a numeração do Estádio do Dragão!
Já conhecia a sua imponência, pelo exterior. Deparo-me, inevitavelmente, com ele, em cada regresso ao Porto pela Ponte do Freixo ou nas idas ao vizinho Dolce Vita.

Não sem algum sacrifício, no Sábado passado, entrei na casa do Dragão. E confirmei que o interior também é imponente! E, além disso, sóbrio. Na verdade, a ausência de policromatismo exagerado (if you know what i mean!) é uma grande qualidade. Palavra de leoa!

Os corredores interiores são iluminados, e bem decorados com composições de azulejos interessantes.
Sem discutir os excessos de gastos em estádios, a confusão de prioridades num país com tantas carências, o Estádio do dragão é uma bonita herança da plêiade de estádios, que, por ocasião do Euro 2004, nasceram como cogumelos em Portugal (alguns dos quais, hoje, quase abandonados, sempre vazios, e com gastos enormes de manutenção!)
Como espectadora, achei-o confortável. Mesmo numa noite de inverno fria, uma ida ao Estádio é recomendável. Sempre que posso, gosto de assistir in loco (poucas vezes, porque infelizmente o "meu" estádio é muito distante). Pelo ambiente, pelo quadro tão vivo da sociedade que ali se vai pintando, e pelo jogo. Porque futebol também é uma manifestação cultural de grande relevo. E, quando bem jogado, é (quase) uma manifestação de magia e arte (para quem gosta, claro!). Falo do jogo jogado dentro das quatro linhas. Sim, esse que não pode ser confundido com as manobras e confusões (o famoso "sistema") que o vão envolvendo e conspurcando. Infelizmente tudo o que move milhões...
Voltando ao estádio do dragão... Reconheço a beleza arquitectónica do edifício. Mas, foi precisamente o jogo jogado no relvado, o seu encanto e a magia, que faltaram no sábado à noite. No embate FCPorto- Estrela da Amadora, não se viu futebol (o F.C.P. acusou a falta de Quaresma, um ex-leaozinho!). Apesar do golo do Anselmo, para mim e para os seis elementos da claque do Amadora que se encontravam no estádio, ter sido mágico ...

5 comentários:

filipelamas disse...

Boa, Luísa!
Com um texto destes, eu diria que a rtp está quase, quase do lado de cá, do lado do que é bom, do que é lícito! Ofereço um kit de sócio do FCP à rtp!
Alguém quer associar-se a este valoroso desígnio de propagação da fé e de conversão dos espíritos mouriscos?:))

rtp disse...

Kit?! Vade retro, Satana!
filipelamas, os teus inegáveis dons de hermenêutica falharam. Confundes imparcialidade numa apreciação puramente estética, e "fair-play" genuíno com qualquer simpatia adicional pelo FCP.
A ironia que perpassa algumas passagens do texto (vide os "azulejos interessantes" devidamente fotografados, e em que se vê um dragão moribundo (?); ou a referência ao esteio actual do FCP ser um elemento da "canteira" leonina)não te passou despercebida, pois não? E o júbilo com o golo do Anselmo é sincero.
E uma correcção: o meu espírito é português (SCP - o P é de Portugal). O estádio e a sua localização é o que menos importa. O que importa é a cor do sangue e a minha é verde. ;-)
Essa missão de conversão e propagação ficou-te do passado... :-)))

Joaninha disse...

Posso-te garantir que, no estádio, estavam mais dois elementos a torcer silenciosamente (mas de forma eficaz) pelo Estrela da Amadora!
Mas, há que reconhecê-lo, é sem dúvida um estádio imponente...

Anónimo disse...

Pitufitos, e não há prémio?

rtp disse...

Claro que há prémio!! Modesto, como é obvio, pois ainda não conseguimos patrocínios à altura! :-)

E, joaninha, eu já desconfiava que estavam lá mais infiltrados! :-)