quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Early night post (20)


The Awakening Conscience, William Holman Hunt, 1853, Tate Collection, Londres

"De entre os dias da minha vida, este foi mais um. Um dia mais. Será acaso pouco vinte e quatro horas de uma existência estimada em poucas décadas? Dar-nos-emos conta dos segundos tão mal aproveitados e dos minutos desesperados por completar uma hora?
No rosto translúcido do fantasma que de tarde me observou, pude verificar as rugas do tempo. Afinal, atirei-lhe eu, tu não és um ser intemporal! De olhos quase cerrados como se contivesse uma fúria repentina, vociferou-me, Acaso acreditas tanto no tempo como em fantasmas? Olha que eu ainda tenho alguma materialidade. Não são vocês que dizem que o tempo escorre pelos dedos das mãos?
Nunca pensara nisso. Na verdade, nunca pensara em tanta coisa. Amanhã terei tempo para isso e ainda mais tempo para me lamentar pelo tempo que passou."

Antero Caetano do Vale, O meu livro imaginário, Impressão Editores, 2006, p. 45.

1 comentário:

rtp disse...

Ah, o tempo ... há que aproveitá-lo!
Gostei muito do excerto. Não conhecia nem a obra, nem o autor. Fiquei com vontade de conhecer mais!
"Será acaso pouco vinte e quatro horas de uma existência estimada em poucas décadas? " Filipelamas, no seu caso, já não são assim tão poucas, ... seu dinossauro ou dinossáurio! ;-)