quarta-feira, janeiro 10, 2007

Une very stylish Promenade ou Souvenir de Paris (IV)



En se promenant na Rue Saint-Honoré, na Rue de la Paix, ou na Place Vendôme, microcosmos habitado pela Haute Joaillerie e pela Haute-Couture, somos sempre inundados por um brilho inebriante e mágico. Mas em época natalícia, ao éclat típico das montras dos joalharias conceituadas (Boucheron, Bvlgari, Cartier, Chopard, Dior, Piaget, ... ) e das lojas de costureiros famosos (Yves Saint-Laurent, John Galliano, Christian Lacroix, ...) que se perfilam quase lado a lado, juntam-se as iluminações sofisticadas (que, neste ano, procuraram recriar o cenário das Mil e uma Noites). E, então, inevitavelmente, “parcelles de rêves, trésors chargés d`émotions et parures auréolées d `eternité s`offrent à l`envi” (David Richard e Marie-Domonique Sassin, ParisCapitale, Dezembro-Janeiro).
É difícil escapar ao ambiente de luxo e de elegância. Há poucos dias, enquanto passeava por lá, quase que ouvia “Une very stylish fille”, original de Jerry Goldsmith, mas na versão mixée por um grande DJ – Dimitri from Paris. Por isso, aqui deixo o clip da música. (No fim até aparece a Torre Eiffel, e tudo!)
Mas, para não ser um post demasiado fútil, e porque, ao mesmo tempo que me soavam aqueles acordes, eu relembrava uma passagem de um livro recentemente lido e (à propos) oferecido, reproduzo aqui um excerto do “Em Paris” de Ramalho Ortigão:
“(...) Paris é um altar cujo ídolo é a parisiense. (...)
(...) Ce que femme veut Dieu le veut é um aforismo especialmente feito para definir a omnipotência da parisiense.
As mulheres de todas as regiões civilizadas do antigo mundo e do mundo novo estão em comunicação directa ou indirecta com a vontade parisiense. (...)
Não há mulher alguma civilizada que se atreva a atar uma gravata, a calçar uma botina, a meter um pente nos cabelos, a pregar um alfinete no vestido sem que a parisiense lhe tenha dado primeiro o seu conselho ou o seu beneplácito.” (Op. Cit., pp. 105 e 106.)

4 comentários:

Joaninha disse...

Tanta inveja que provocas... Tens a noção disso, não? ;)

rocky disse...

Este post SÓ podia ser escrito pela rtp!!: une very stylish fille:-) Acho que entendemos a mensagem subliminar: da próxima vez, um dia inteiro para a Rua de Saint Honoré, Praça Vendôme e Galerias Lafayette!!!

filipelamas disse...

Glamour, glamour... Vanitas benevolis...

rtp disse...

The very stylish fille? Oui, c`est moi! Cheinha de glamour! ;-)