segunda-feira, janeiro 22, 2007

Quid est? Código de Hammurabi

A Thumbelina acertou! E deu uma resposta circunstanciada q.b.. De facto, trata-se do Código de Hammurabi que se encontra no Museu do Louvre em Paris.
No cimo da estela de basalto negro vê-se o rei Hammurabi (1792-1750 a.C) perante Shamash, Deus do Sol e da Justiça a "ditar" as regras que se reproduzem na parte inferior.
Entre o prólogo, onde se faz um relato histórico da investidura do rei e da formação do seu império e o epílogo de natureza lírica, encontram-se 300 regras aplicáveis às mais diversas situações da vida corrente. Aí se encontram preceitos de direito da família, de direito penal, de direito comercial, e até de direito profissional.
Além desta estela que se encontrava na cidade de Sippar (cidade do Sol), existiam outros exemplares espalhados pelas demais cidades do reino. Esta exposição pública das normas, em escrita cuneiforme e numa linguagem simples, serviria o propósito "ignorantia legis neminem excusat", não fora reduzido o número de pessoas (escribas) que sabiam ler.

8 comentários:

rtp disse...

PS para a Joaninha - Até os maiores têm dúvidas! :-)

Anónimo disse...

Obrigada ao Departmento de Jogos e Apostas da Santa Casa do T&L (i.e. RTP) pelo bonito Prémio que me atribuiu!

Obrigada :)

rtp disse...

Cara Thumbelina, não tem de agradecer. O prémio foi mais do que merecido!
Aliás, a sua presença assídua neste cantinho e os seus comentários sempre certeiros, são prémios inestimáveis para o T&L. :-)

filipelamas disse...

Muito bem, Sra. Deputada! Vejo que não perdeu o jeito de titular de órgão de soberania!

rtp disse...

Caro filipelamas, não foram os "vícios" do poder que me contaminaram, foram sinceras palavras vindas do meu doce coração! Um coração quase de Floribela.

Anónimo disse...

Isto já parece a quadratura do círculo !!!

rtp disse...

Oh, palmas para o Noddy! :-)

Anónimo disse...

E mais o senhor Lei!!