quinta-feira, dezembro 14, 2006

Richard Galliano - Waltz for Nicky



Richard Galliano é francês, nado e criado em Nice. Mas as raízes familiares profundas encontram-se na vizinha Itália (como o apelido, aliás, já deixava adivinhar). Dedicou muitos anos da sua vida ao estudo da música e, em particular, do seu instrumento de eleição: o Acordeão. Sempre sob a influência de outros músicos, e com uma sonoridade americanizada de jazz.
Um encontro providencial com Astor Piazzolla, fè-lo descobrir o seu caminho singular na música. O Argentino exortou-o a que, sem perder a sua identidade e as raízes francesas, criasse a “New Musette”, tal como ele havia inventado o “Tango nuevo”.
E,assim, deu início à construção de um percurso musical muito interessante, onde se contam já muitos discos. Conheci-o através do cd “Gallianissimo" (2001), que é uma colectânea best of Richard Galliano. Rendi-me. Pude assistir, maravilhada, ao seu espectáculo “Piazzolla Forever”, na Casa da Música no início de Julho. Valeu a pena, e confirmei a habilidade deste exímio tocador de Acordeão.
Aqui deixo um video da interpretação de “Waltz for Nicky” com Bireli Lagrene.

2 comentários:

filipelamas disse...

Simplesmente genial! E devo à nossa rocky um CD que me instruiu muito em ambos os intérpretes. Fantástica ainda a variedade de gostos musicais da rtp!

rocky disse...

Muito obrigada por nos presenteares com o fabuloso Galliano, com um leve aroma a Piazzolla! Adoooooreeeeei!