terça-feira, novembro 21, 2006

Porto de Vista esclarecida (II)



O/A anónimo/a acertou. Trata-se do edifício que se situa na esquina da Rua Fernandes Tomás com a Rua do Bolhão. Encontra-se em razoável estado de conservação. A cobertua de azulejos corta, com elegância, a sobriedade da pedra. Apesar da apurada pesquisa, não descortinei qualquer referência particular a este edifício em guias e outros livros sobre a cidade do Porto, nomeadamente nos do incontornável descobridor do Porto, Germano da Silva.
Aí se encontrou instalada a saudosa confeitaria Bonito`s. Curiosamente, aliás, essa seria a referência, por mim, eleita para identificar o edificio.
Há, no entanto, quem se lhe refira como a casa das pombas. Vox populi.

4 comentários:

rocky disse...

Parece-me que o nome «casa das pombas» é bem mais MARCANTE para muitos azarados :-). Trata-se de um edifício que atrai de forma irresistível as pombas tripeiras. É uma espécie de Meca das pombas. Aparentemente, a pomba tripeira não pode passar por este mundo sem poisar no prédio do gaveto entre a Rua Fernandes Tomás e a Rua do Bolhão e aí deixar a sua marca. O problema é que, frequentemente, elas erram o alvo e deixam a sua marca na cabeça dos mais incautos que levantam dinheiro na caixa multibanco do edifício!!!. Felizmente, não me conto entre os azarados: o aviso contra tal insucesso já passa de geração em geração e assim há-de continuar.
Parabéns ao anónimo pela sua perspicácia e parabéns à fotógrafa. Gostei muito da subtileza da dica do vestido de noiva. Na minha opinião, seria, porém, bem mais interessante que os participantes se identificassem e que não ficassem anónimos...

Anónimo disse...

Todos entenderam que ambos somos gulosos! :-)
Sem ser emblemático, ganha evidência por se encontrar numa situação de gaveto e por respirar da liberdade que a praça em frente lhe faculta. Tento recordar o edifício antes da recuperação/intervenção que sofreu e não consigo… A ampliação em vidro é subtil, no entanto, conhecer o antes e o depois é para mim uma mais valia na compreensão do resultado final. O tema da recuperação, ou a falta dela é crucial para o futuro desta cidade.

Joaninha disse...

Uma bela escolha, sem dúvida!

ELA disse...

Tenho pena de não conhecer bem o Porto... Mea culpa!