quarta-feira, novembro 08, 2006

De Rodin a Kandinski, a Miró…



Foi inaugurada a 28 de Outubro no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, a exposição da Colecção Lamerdin «De Rodin a Kandinski, a Miró…», à qual o t&l não podia faltar. As obras expostas datam dos séculos XIX e XX, permitindo ao visitante percorrer várias correntes artísticas, como o impressionismo, o expressionismo e o abstraccionismo, com um especial pendor para a arte de origem alemã.
Apesar dos nomes sonantes do título da exposição, impressionaram-me sobretudo outros, tais como Käthe Kollwitz, com a escultura «O Lamento», Otto Dill, cujo «Grupo de Cavaleiros Árabes» nos convida a acompanhar o tropel frenético de outras paragens e Max Liebermann, que, com o seu traço grosseiro, consegue representar magistralmente o ambiente frio e sombrio de outros tempos.
Regressando a Otto Dill, como prova do meu desportivismo, fica ainda aqui a minha singela homenagem à ala verde do t&l com este «Casal de Leões» obstinadamente esfomeados.
Recomenda-se, portanto, a visita à Colecção Lamerdin, que permanecerá no Museu até 28 de Janeiro de 2007, bem como um passeio pela bela cidade de Amarante.

4 comentários:

rtp disse...

A ala verde do T&L agradece a homenagem! Os leões (um par de leões, então) são seres esfomeados de cultura nas suas mais diversas formas e de vitória nas mais pequenas e importantes partes da vida! Era isso que querias dizer, não era, Rocky? :-)
Já te tinha ouvido de viva voz apreciar esta exposição. Tive, aliás, o privilégio de mirar o belíssimo catálogo que tu gentilmente foste comentando. E também eu apreciei em especial a escultura «O lamento» de Käthe Kollwitz.
Sou muito sensível à obra de Auguste Rodin (Les Bourgeois de Calais é a minha preferida, depois, claro, de "O beijo")
Por isso, gostei da versão em formato mais pequeno de "O Pensador" que admirei nos jardins da casa museu do dito artista em Paris.
Com este belo post e com a imagem da bela cidade de Amarante, já estou convencida. Só falta marcar na agenda! :-)

filipelamas disse...

Fiquei com muita vontade de regressar ao museu Amadeo de Souza Cardoso. A Amarante prendem-me laços familiares que nunca aproveitei como gostaria... O T&L, com esta nova aquisição, para além de estar em tudo o que realmente acontece na cultura portuguesa, ganhou uma narradora que sabe usar muito bem a ironia... Só assim se explica o seu desportivismo em relação aos leões... A rtp é que ficou contente. Os azuis e brancos estão a ficar muito desprotegidos...

Anónimo disse...

Excelente Post!E que importante é divulgar iniciativas que se passam fora dos principais centros urbanos!

rocky disse...

Obrigada, anonymous!